Diabetes mellitus tipo ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes Mellitus tipo II
A diabetes mellitus é uma doença de ordem mundial, que frequentemente acomete adultos, sendo que para o ano 2000 a estimativa foi de 171 milhões de novos casos. Calcula-seque esse número alcance, aproximadamente, 366 milhões até 2030. A população urbana, mais afetada por essa patologia, deverá dobrar em países em desenvolvimento entre 2000 e 2030. No Brasil, seacredita que esse número alcance 11,3 milhões de pessoas et al ¹.
A DM é considerada uma doença crônica, que se caracteriza pelo aumento da glicose na circulação sanguínea (hiperglicemia). Esse aumentoocorre porque a insulina, hormônio responsável pela absorção da glicose pelas células, deixa de ser produzida pelo pâncreas (DM tipo 1), ou então, não é produzida de forma suficiente ou de forma nãoadequada, como ocorre na DM tipo 2 ¹. Além da hiperglicemia crônica, ocasionada por esta insuficiência, anormalidades no metabolismo de lipídios, são observadas frequentemente em diabéticos tipo 2 ².No DM uma glicemia mais elevada promove maior risco para complicações, como: retinopatia, nefropatia, doenças cardiovasculares, e um controle glicêmico mais rigoroso cursam com menos complicaçõescrônicas. São vários os critérios diagnósticos para DM, pacientes com glicemia > 200 mg/dl, após 2 horas de sobrecarga com 75g de glicose, apresentam riscos elevados. Na glicose, durante jejum, valoresacima de 126mg/dl indica suspeita de diabetes, essa mesma média repetida em diferentes ocasiões pode confirmar a doença. Apesar de boa especificidade, a glicemia de jejum tem baixa sensibilidade paraconstatar ou descartar DM, ou seja, uma glicemia de jejum normal não é suficiente para afastar o diagnóstico de diabetes, sendo, muitas vezes, necessário realizar o teste de sobrecarga ³.
A baixafrequência de alimentos ricos em fibras e aumento da proporção de gorduras saturadas e açucares na dieta, associado a um estilo de vida sedentário compõem os principais fatores etiológicos de DM tipo...
tracking img