Diabetes melittus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo a realização de um estudo de caso, com um paciente acompanhado no município de Turvo - PR, sendo também uma exigência para a conclusão do curso.
Foi de relevante importância para ampliar e consolidar o universo de conhecimento relativo ao mecanismo da doença, dos sinais e sintomas, e da historia evolutiva das doenças mais comuns em nosso meio,visando não apenas transmitir o conhecimento útil, mas também buscando o melhor preparo e principalmente para compreender corretamente todos os problemas conforme se apresentam e resolver com acertos, promovendo assim uma melhor assistência de enfermagem
O paciente acompanhado tem como diagnóstico Diabetes Mellitus tipo 2, uma doença que quando não tratada adequadamente, pode ter inúmerascomplicações e um alto custo econômico para as instituições de saúde.
O estudo de caso é de fundamental importância, não só para conclusão do curso como também, visa oferecer uma oportunidade sobre os aspectos do funcionamento de vários órgãos e sistemas, e de treinar maciçamente suas habilidades no uso do conhecimento relacionado a teoria, a situações clínicas corretas, proporcionando um melhorrelacionamento com os pacientes, prestando-lhes uma melhor assistência de enfermagem.
Identificar os sinais e sintomas da patologia e relacioná-los com os cuidados de enfermagem prescritos, proporcionando uma melhor assistência.
Realizar um estudo de caso para conclusão do curso e planejar a assistência de enfermagem humanizada, de acordo com a sintomatologia e patologia compreendendo assim a influênciado diabetes e suas complicações.

2 PATOLOGIA

DIABETES MELLITUS

O Diabetes Mellitus constitui-se em um dos mais sérios problemas de saúde pública da atualidade, tanto pelo grande número de pessoas acometidas, como também pelas complicações crônicas da doença que levam a incapacitações e mortalidade prematura, envolvendo um alto custo com o tratamento da doença e de suas complicações.
Aprevalência de DM nos diversos países varia de 5 a 10% da população (7,6% no Brasil), mesmo sem considerar os novos critérios para o seu diagnóstico, cujo impacto epidemiológico ainda é desconhecido. No que se refere ao DM tipo 2, observa-se um crescimento em proporções epidêmicas que está relacionado à “epidemia da obesidade”, nos últimos vinte anos, em países que adotam um estilo de vidaocidental. Como consequência, a obesidade, o sedentarismo, a dislipidemia e a hipertensão arterial, frequentemente associados ao diabetes, responsável em diferentes grupos étnicos pelo alto risco de morbidade e mortalidade por doenças cardiovasculares.
É um grupo de distúrbios heterogêneo caracterizado por níveis elevados de glicose no sangue, esta glicose é formada no fígado a partir de alimentosingeridos. A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue regulando a produção e armazenamento da mesma.
Causado por uma associação de resistência a insulina e deficiência relativa de insulina alguns indivíduos apresentam, predominantemente, resistência a insulina, enquanto outros exibem deficiência predominante da secreção da insulina, com pouca resistência aohormônio, cerca de 90% dos pacientes com diabetes apresentam o diabetes tipo 2, forte componente hereditário, geralmente associado a obesidade.
O quadro habitual e de início lento e tipicamente insidioso, com sintomas de fadiga e infecções recidivantes.

FISIOPATOLOGIA

No diabetes, a capacidade do corpo em responder à insulina pode diminuir, ou o pâncreas pode parar totalmente de produzirinsulina, isto leva á hiperglicemia que pode resultar em complicações metabólicas agudas, tais como a cetoacidose (CAD) e síndrome de hiperglicemia hiperosmolar não cenótica (HHNC).
A CAD é causada pela ausência ou a quantidade acentuada inadequada de insulina. Isto resulta em distúrbios do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Quando a insulina esta faltando, a quantidade de...
tracking img