Diabete cuidados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 85 (21095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MESTRADO ACADÊMICO CUIDADOS CLÍNICOS EM SAÚDE ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM AO IDOSO DIABÉTICO INSTITUCIONALIZADO: revelando diagnósticos

JACY AURELIA VIEIRA DE SOUSA

FORTALEZA – CEARÁ 2009

JACY AURELIA VIEIRA DE SOUSA

CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM AO IDOSO DIABÉTICO INSTITUCIONALIZADO:revelando diagnósticos

Dissertação

apresentada

ao

Curso

de

Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre.

Linha de Pesquisa: Processo de Cuidar em saúde e Enfermagem.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Célia de Freitas

Fortaleza – Ceará 2009

Linha de Pesquisa: Processo de Cuidar emsaúde e Enfermagem.

Pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

A Deus, querido Pai, que me fortalece em todos os momentos, me direciona e impulsiona a sempre evoluir. A minha querida mãe, que sempre me incentivou, enfatizando que o conhecimento é o maior bem que se pode ter. A minha querida avó, minha segunda mãe, fonte de meucarinho pelos idosos, e que, no passado, tanto se questionou se veria minha alfabetização e acompanhou atenta minha defesa de mestrado.

AGRADECIMENTOS

A Deus, suporte e fonte eterna de fortaleza.

A minha orientadora, Profa. Dra. Maria Célia de Freitas, fonte abundante de incentivo ao meu crescimento pessoal e profissional.

As amigas integrantes da linha de pesquisa em saúde do idoso,da Universidade Estadual do Ceará, por compartilhar das alegrias e percalços que a busca pelo conhecimento científico traz.

Aos colegas do Curso de Mestrado, pelas amizades construídas.

Aos idosos residentes na Instituição de Longa Permanência, sujeitos deste estudo, pela disposição e paciência em contribuir para a pesquisa.

A todos, que direta ou indiretamente, contribuíram para odesenvolvimento deste estudo.

RESUMO

Estudo sobre o cuidado clínico aos idosos institucionalizados e portadores de Diabetes Mellitus (DM). Objetivou-se caracterizar idosos diabéticos e residentes em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI), de Fortaleza-Ceará; identificar os diagnósticos de enfermagem da NANDA presentes no cuidado a essa clientela, relacionando-os a Teoria das NecessidadesHumanas Básicas de Wanda Horta e propor intervenções de enfermagem aos diagnósticos considerados mais freqüentes no estudo, a partir da taxonomia NIC. Pesquisa descritivo-exploratória, desenvolvida nos meses de novembro e dezembro de 2008, com setes idosos diabéticos, residentes de uma ILPI. Utilizou-se na coleta de dados: o Mini exame do estado mental (MEEM) e a escala de avaliação das atividadesbásicas de vida diária (AVD). Foi também utilizado um instrumento para coleta de informações gerais sobre o idoso, bem como um guia simplificado para exame físico. Com base na proposta de raciocínio lógico de Risner, foram identificados os diagnósticos de enfermagem, que foram, posteriormente, relacionados à teoria de Wanda Horta. Foram considerados, para intervenção, os diagnósticos identificados emquatro ou mais idosos. Todos os preceitos legais foram rigorosamente considerados. Participaram do estudo quatro mulheres e três homens, com média de idade de 75,7 anos. A maioria dos idosos apresentava a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) como co-morbidade; faziam, portanto, o uso de 02 (dois) a 06 (seis) medicamentos concomitantes, com predomínio de anti-hipertensivos. Apenas um idosomantinha a capacidade de realizar todas as AVDs. Em relação ao MEEM, os escores totais variaram entre 5 (cinco) e 13 (treze) pontos. Foram identificados 21 diagnósticos de enfermagem. A necessidade básica mais afetada foi a de Cuidado Corporal. Dentre os diagnósticos, apenas 8 (oito) foram analisados: dentição prejudicada, insônia, risco de quedas, memória prejudicada, capacidade de transferência...
tracking img