Dia internacional das pessoas com deficiencia - 3 de dezembro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antigamente, as pessoas com deficiências –PCDs- eram vistas como “animais” ou “sujeitos” sem valores humanos, sendo que as suas atuações na sociedade eram limitadas ou nulas. Às vezes as famílias,instituições e organizações os acolhiam e lutavam por elas.
Vagarosamente, as PCDs, as suas famílias, e as organizações foram escapulindo das “jaulas” criadas pela sociedade e impondo-se à sociedadegritando pela liberdade e igualdade dos direitos humanos.
Com a demanda, foram surgindo grupos e movimentos na defesa das garantias dos direitos das PCDs. Enfrentando os grandes desafios, unsvitoriosos e uns terminavam em tragédias, resultando uma marca simbólica.
Com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o seu protocolo facultativo adotado em 2006 quepassou a vigorar em 03 de maio de 2008, foi dado um grande passo nesta luta, incluindo a obrigatoriedade da inclusão das PCDs: nas escolares regulares; no exercício da cidadania, dos direitospolíticos, tais como votar; da autonomia de suas próprias decisões; uma vida independente da mesma maneira mover livremente, acesso ao mercado de trabalho, às informações e aos tratamentos contínuos nasaúde, etc.
No Brasil:
* A Constituição Federal da República Federativa do Brasil/1988 trouxe avanços à defesa e deveres dos direitos humanos.
* Educação Inclusiva, Paraolimpíadas, Leis de Cotassão um dos passos que atingem as pessoas que desconhecem a realidade das PCDs.
* Segundo a pesquisa feita com as PCDs pelo DataSenado houve avanços e sobretudo desafios nas áreas deacessibilidade, trabalho e educação. Os 57% dos entrevistados disseram que a vida das PCDs estão melhor, mas 77% acham que os seus direitos não são respeitados no país.
Enfim, o dia 03 de dezembro é o diainternacional das pessoas com deficiências, uma data simbólica, para celebrar as conquistas e lutar para superar os desafios que as PCDs ainda enfrentam.
ALUNA: SARAH RAQUEL GOMES DE ARVELLOS ARAUJO...
tracking img