Dia-dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro de Ester.

Após uma festa realizada pelo rei Xerxes( Assuero), a rainha Vasti afronta a todos do império recusando-se a não aparecer publicamente segundo asordens do rei .
Substituída por Ester (Hadassa) após uma criteriosa seleção de mulheres de todas as províncias a rainha Vasti deposta e Ester coroada em seu lugar.
Mordecai(Mardoqueu) homem justo e reto,descobre uma tentativa de assassinato dois oficiais Bigtã e Teres.
O piedoso judeu negava-se a se curvar perante o perverso Hamã lider dos demais nobres ,queplaneja o extermínio (destruição) não apenas de Mordecai mas de todos os Judeus que vivem nas terras de Cuxe(127 províncias,desde a Índia até a Etiópia).
Mordecai intercedeperante Ester,que por sua vez para resolver a situação sugere um jejum a todo o seu povo mesmo pondo a sua vida em risco , após oferecer um banquete Ester sabiamente adia o pedido para outraocasião.
Hamã em clima de soberba ,vaidade e gloria pessoal ergue uma forca para execução de Mordecai(por sugestão da sua mulher e amigos),que após audiência com o rei Xerxes éobrigado a honrar_Mordecai_ ,Hamã é setenciado á morte na própria forca que mandara construir para o seu inimigo.
Por ordem do rei ,á lei de extermínio ao judeus foi revogada emtodas as terras do império,autoridade que pertencia a Hamã fora dada a Mordecai,todos os seus filhos de Hamã foram mortos e os Judes tiveram o direito de se defenderem do seus inimigos.Assim sendo , a festa do Purim (sortes) foi instituída nos dias 14,15 do mês de Adar (fev/mar) comemorando-se todos os anos, sem mais ser esquecida por todas os descendentes.Mordecai foi o segundo depois do rei, exaltado para com os Judeus tendo procurado a trabalhar para o seu povo e promoveu o bem estar de todos.

Odair Soares De Araujo - Taboão da Serra.
tracking img