Dia da consciência negra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O "Dia da Consciência Negra" retrata a disputa pela memória histórica.
No dia 20 de novembro de 1695, o negro Zumbi, chefe do Quilombo dos Palmares, foi mortoem uma emboscada na serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou, também, com o início da destruição do Quilombo.
O Quilombo dos Palmares foi umacomunidade criada pelos escravos que fugiam de seus senhores para viver em liberdade. Houve uma época em que o Quilombo abrigou mais de 20 mil pessoas
O projeto do Dia Estadual da consciêncianegra a ser comemorado em cada dia 20 de novembro originou a Lei de n.º 12056 de 12 de janeiro de 1993, onde estabelece que o Governo e a Assembléia legislativa promoverão atividadesalusivas a esta data. Ficou instituído também que as comemorações nas escolas públicas estarão relacionadas a dedicação das atividades curriculares para abordagem de temas relativos aparticipação do negro na história do Brasil..
Costumes
Tinha uma produção agrícola bem avançada, que dava para a subsistência das aldeias e ainda produzia um excedente que podia sernegociado com mascates e lavradores brancos. No entanto, a própria existência de um Estado independente dentro da colônia era inaceitável para os portugueses, que consideravam Palmares como seumaior inimigo, depois dos holandeses

Cultura e Dança
A feijoada brasileira, considerada o prato nacional do Brasil, é freqüentemente citada como tendo sido criada nas senzalas e terservido de alimento para os escravos na época colonial. 

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira.
A música popularbrasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos. As expressões de música afro-brasileira mais conhecidas são: o samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe.
tracking img