Dióxido de carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIÓXIDO DE CARBONO

É subproduto de algumas combustões, mas para sua produção passa por um processo de purificação, onde é tirado, os restos de água, oxigênio, nitrogênio, argonio, metano, etileno e outros compostos quimicos.
O CO2 é utilizado em bebidas, com o objetivo de dar-lhes efervescência; em extintores de incêndio para isolar o oxigênio do combustível; em botijas para a prática dePaintball, e também como anestésico em pequenos animais, em uma concentração de 30 a 40% com gás oxigênio.
Se ingerido em excesso causa irritações, nauseas, vomitos e hemorragias no aparelho digestivo. E na inalação pode provocar asfixia intensa. O gelo seco em contato com a pele pode causar queimaduras.
Depois que o CO2 é capiturado é preciso transportá-lo para um local de armazenagem.Atualmente o transporte de CO2 é através de um gasoduto. Há décadas os gasodutos são utilizados para transportar imensos volumes de gases, petróleo e água a cada dia. O gasoduto pode ser instalados praticamente em qualquer lugar sob a terra, sob a água em profundidades variadas em alguns metros a quilometros.
Geralmente um gasoduto de CO2 começa no local de captura e vai diretamente para o local dearmazenagem, ainda que em alguns casos possa percorrer a maior distância possível no gasoduto para depois ser embarcado em um navio e concluir sua jornada. Tanto o setor público quanto o privado podem operar os gasodutos.
O CO2 pode ser tranportado pelo gasoduto em três estados: gasoso, líquido e sólido. O CO2 sólido mais conhecido como gelo seco e o transporte nesse estado não se tem um bomcusto/beneficio. O CO2 normalmente é transportado através do gasoduto no estado gasoso, em que um compressor “empurra” o gás pela linha. É preciso que em uma linha haja compressores intermitentes para o gas ficar em movimento. Ele também precisa estar limpo (livre do sulfito de hidrogênio) e seco para não corroer o gasoduto típico, que é feito de aço carbomagnésio. Até hoje não padrões de qualidadedefinidos para os gasodutos de CO2, mas para alguns especialistas os dutos construídos em aço inoxidável pode representar risco menor de corrosão e o custo seria caro demais, pois significaria construir dutos novos apenas para o CO2.
Os acidentes com gasodutos são raros demonstrados em décadas de uso. Entre 1986 e 2006, ocorreram apenas 12 vazamentos em gasodutos de CO2 sem que nenhum dano causadoaos seres humanos. Porem como o CO2 é inodoro e incolor, acrescentar um odor ao gás pode ajudar o detectar o vazamento. Assim mesmo é recomendado pelos especialistas que os gasodutos sejam construidos em áreas de baixa densidade de população para minimizar qualquer impacto.
Armazenamento geológico
O armazenamento geológico consiste na injecção, após captura do CO2, na sua forma condensada numaformação rochosa subterrânea. As principais opções são:
• Jazidas de petróleo e gás: as formações rochosas que retêm ou que já retiveram fluidos (como ao jazidas de petróleo e gás) são candidatos potenciais para o armazenamento. A injecção de CO2 nas formações geológicas profundas integra muitas das tecnologias desenvolvidas na indústria de prospecção de petróleo e gás, pelo que a tecnologia deinjecção, simulação, controlo e vigilância do armazenamento existe e continua a ser aperfeiçoada.
• Formações salinas: à semelhança das jazidas de petróleo e gás é possível também injectar CO2 em jazidas salmoura.
• Camadas de carvão inexploradas: é possível a injecção em camadas de carvão que não venham a ser exploradas, dependendo sempre da sua permeabilidade. Estes mecanismos ainda estão emfase de demonstração.
Armazenamento oceânico
O armazenamento oceânico pode ser realizado de duas formas:
• Através da injecção e dissolução do CO2 no oceano (a profundidade de mais de 1000 metros), através de gasodutos fixos ou de navios.
• A outra opção passa pela deposição do CO2 no fundo do oceano através de um gasoduto fixo ou de uma plataforma marítima (a mais de 3000 metros de...
tracking img