Diário de campo - estágio supervisionado

SISTEMA FAESA DE EDUCAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

ANITA CAMARGO DA SILVA

DIÁRIO DE CAMPO DAS AULAS OBSERVADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

VITÓRIA
2011
ANITA CAMARGO DA SILVA

DIÁRIO DE CAMPO DAS AULAS OBSERVADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL


Trabalho apresentado aocurso de Pedagogia das Faculdades Integradas São Pedro – FAESA, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Estágio Supervisionada no Ensino Fundamental, sob a orientação da Prof.ª Maria de Fátima Prates Ferreira.


VITÓRIA
2011
INTRODUÇÃO


O presente diário de campo apresenta a rotina em sala de aula do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, numa turma do 1º ano,na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristóbulo Barbosa Leão, no município de Vitória-ES, bem como as atividades desenvolvidas com os alunos pela professora Fabíulla com o meu auxílio, bem como a aplicação do meu plano de aula.

DESENVOLVIMENTO:

1ª visita – 29/08/11

Na primeira visita tivemos uma reunião com a pedagoga Heloísa onde foram tratados alguns assuntos importantes. Apedagoga nos recebeu com muito carinho e boa expectativa. Em outro momento nos reunimos com a professora orientadora Maria de Fátima que nos deu algumas orientações e fez a entrega dos materiais necessários para o registro. Nesta reunião, fomos informadas qual a turma que estaríamos (ano/turma) e sua respectiva professora. Após a reunião fomos até a sala dos professores para sermos apresentados uns aosoutros, já que estavam no horário do recreio, e depois saímos pela escola para conhecermos o espaço físico e a localidade de cada setor.

2ª visita – 12/09/11

No segundo dia de visita, na primeira aula, a professora Fabiulla leu um texto com a turma, do livro didático de Língua Portuguesa, sobre as tartarugas. O texto tinha muitas características das tartarugas e era bem interessante. Nasegunda aula, as crianças foram à sala de Artes e, pelo fato de terem voltado de um feriado (07/09 – Dia da Independência do Brasil), a professora Maria Helena pediu pra que eles desenhassem aquilo que eles mais gostaram de fazer no feriado. Alguns desenharam a bandeira do Brasil, o Maicon desenhou uma praça com árvores, a Waysla desenhou a casa da vovó. Enfim, eles se divertiram muito e depois forampara o recreio. Quando voltaram do recreio, já na quarta aula, a Fabiulla escreveu no quadro a palavra TARTARUGA e pediu que os alunos escrevessem no caderno. Em seguida, eles fizeram uma atividade no livro que era uma interpretação do texto lido em sala de aula.
Pérola: Jambo = Jabuti

3ª visita – 19/09/11

Neste dia a professora Fabiulla faltou, por motivos pessoais e, na primeira aula, ascrianças foram para a sala de informática e lá brincaram com jogos educativos. Depois foram para o auditório da escola e assistiram ao filme “Os smurffs”. Ao término do filme, foram para o parquinho onde ficaram brincando até o horário da saída.

4ª visita – 26/09/11

Na primeira aula, a professora contou a história “Bia e Toni as baleias” e, posteriormente, ela fez perguntas relacionadas àhistória e entregou uma folha em branco para cada aluno. Eles tinham que dividir a folha em quatro partes e depois desenhar os quatro momentos da história. Na segunda aula, já na sala de Artes, a professora Maria Helena entregou uma folha em branco para cada um e pediu que eles desenhassem flores. Ela não deu nenhuma explicação ou motivo. A terceira aula foi a continuação da primeira e logo depoisforam para o recreio. Na quarta e última aula, a professora fez uma lista de animais marinhos e, no momento em que ela escrevia, solicitava aos alunos que eles soletrassem e prestassem atenção nos sons das palavras, e também, quantas vezes tinham que abrir a boca para falar tal palavra. As crianças ficaram empolgadas.
Pérola: Tartaruga-minja = Tartaruga-ninja

5ª visita – 03/10/11

Nesta...
tracking img