Dhsjsks

434 palavras 2 páginas
Olá pessoal, hoje vou mostrar como fazer um mini gerador de energia manual, movido a manivela, capaz de acender vários leds e colocar para funcionar dispositivos de corrente contínua compatíveis com a tensão gerada pelo gerador. Como sempre usei materiais baratos e fáceis de encontrar para que você possa construir o seu em sua casa sem dificuldades. Para construir este gerador de energia usei palitos de picolé, dois motores de corrente contínua de 6 volts encontrados em drives de cd/dvd/blu-ray e usados na abertura e fechamento da bandeja do drive. Usei também supercola, engrenagens plásticas e raios de bicicleta.
Dos componentes para a construção do gerador de energia creio que o mais difícil de encontrar sejam as engrenagem plásticas. Gastei 4 engrenagens nesse projeto. As menores, que são colocadas diretamente no eixo do motor tem 0,5 cm de diâmetro. As maiores tem medidas diferentes. A que vai diretamente na manivela tem 3 cm de diâmetro e a outra tem 2,5 cm de diâmetro, observe também que as engrenagens grandes são duplas, cada uma delas possui uma engrenagem pequena em seu centro. Outra coisa que ajuda na fixação das engrenagens nos raios de bicicleta são as roscas que os mesmos possuem na ponta.
As engrenagens são muito importantes no projeto do gerador de energia, pois elas irão multiplicar a velocidade de rotação dos motores. Por exemplo enquanto eu girar a manivela 1 vez os motores irão girar 40 vezes. Essa correlação entre giro da manivela e giro dos motores depende do tamanho das engrenagens, quantidade de dentes das engrenagens, quantidade de engrenagens e mais umas coisinhas. Se você quiser se aprofundar nisso pode começar por aqui.

Para construir a estrutura do gerador de energia, usei os palitos de picolé e supercola. Comecei construindo a base, mostrada na imagem 1 abaixo. E sobre a base fui construindo as demais partes. Observe que alguns pontos possuem reforço de vários palitos, para que a estrutura fique realmente firme.

A parte mais

Relacionados