Dhcp linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Com o aumento de número de hosts nas redes, precisamos ter uma maneira mais simplificada e eficaz de realizar a atribuição dos endereços IP aos mesmos para que possam se comunicar. O DHCP é um protocolo de rede de nível de aplicação que tem por objetivo fornecer automaticamente informações de endereçamento de rede, como endereço IP, máscara de sub-rede, gateway padrão, servidores denome (DNS) e outras informações ao host que estiver sobre a autoridade do servidor executando a aplicação do DHCP.
O servidor DHCP mais usado no Linux é o ISC DHCP, desenvolvido pela Internet Systems Consortium, uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver serviços de infra-estrutura usados na Internet, incluindo o Bind e o NTPD. Podemos verificar a página com o código fonte que éa: http://www.isc.org/sw/dhcp/.

Nas distribuições derivadas do Debian, o pacote correspondente ao servidor DHCP se chama "dhcp3-server" e pode ser instalado via apt-get:

Instalação do pacote servidor DHCP

Vamos realizar a instalação do pacote do servidor DHCP. No Debian e derivados (como Ubuntu, Kubuntu etc) o pacote chama-se dhcp3-server. O 3 é o numero da versão do servidor DHCP.Podemos utilizar
o aptitude ou o apt-get para fazer a instalação do mesmo. Devemos ter privilégios de root para realizar a instalação:

# aptitude install dhcp3-server
ou
# apt-get install dhcp3-server

O serviço de DHCP pode ser ativado ou desativado com os comandos abaixo. Ativando o serviço de DHCP:

# /etc/init.d/dhcp3-server start
Desativando o serviço de DHCP:
# /etc/init.d/dhcp3-serverstop

O serviço de DHCP também pode ser reiniciado e também é possível visualizar o seu status, através
dos seguintes comandos. Reiniciando o Serviço de DHCP é útil quando novas configurações são feitas, pois é necessário reiniciar o serviço para que as mesmas entrem em funcionamento:

# /etc/init.d/dhcp3-server restart

Verificando o status do serviço de DHCP:

#/etc/init.d/dhcp3-server status

Com o pacote instalado, podemos ativar e desativar o serviço usando os comandos:

# /etc/init.d/dhcp3-server start
# /etc/init.d/dhcp3-server stop

Como podemos imaginar, o "3" corresponde à versão do software. Eventualmente ele será substituído pelo "dhcp4-server", o que resultará também na mudança do nome da pasta onde fica o arquivo e do script de inicialização referente aoserviço.

No Fedora e no CentOS, o pacote se chama simplesmente "dhcp" e pode ser instalado usando o yum:

# yum install dhcp

Embora o pacote se chame apenas "dhcp", o script referente ao serviço se chama "dhcpd", de forma que os comandos para iniciar e parar o serviço são:

# service dhcpd start
# service dhcpd stop

Diferente do Debian, o serviço não será configurado para serinicializado durante o boot depois de instalado. É preciso ativá-lo manualmente usando o comando "chkconfig":

# chkconfig dhcpd on

O arquivo de configuração é o "dhcpd.conf". Nas distribuições derivadas do Debian, o caminho completo para ele é "/etc/dhcp3/dhcpd.conf", enquanto no Fedora e no CentOS é apenas "/etc/dhcpd.conf", ou seja, um diretório acima.

# /etc/dhcp3/dhcpd.conf
ddns-update-stylenone;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
authoritative;
subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0
range 192.168.1.100 192.168.1.199;
option routers 192.168.1.1;
option domain-name-servers
208.67.222.222,208.67.220.220;
option broadcast-address 192.168.1.255;

Apesar dessas diferenças estéticas, o que interessa mesmo é a configuração do arquivo e esta sim é igual,independentemente da distribuição. Este é um exemplo de arquivo de configuração básico:
A opção " default-lease-time" controla o tempo de renovação dos endereços IP. O "600" indica que o servidor verifica a cada dez minutos se as estações ainda estão ativas. Se você tiver mais endereços IP do que máquinas, os endereços IP das estações raramente vão precisar mudar. Mas, no caso de uma rede congestionada, o...
tracking img