dgdghsgf

2763 palavras 12 páginas
ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO: REGIONALIZAÇÃO

Objetivos da Aula:
- Apresentar a divisão oficial em cinco macrorregiões,
- Conhecer os aspectos histórico do planejamento regional no Brasil;
- Conhecer os fundamentos da divisão do Brasil em três complexo regionais, proposta por Pedro Pinchas Geiser.

Fala galera!! Tudo Bem!!Na aula de hoje vamos apresentar os dois modelos de regionalização do espaço geográfico brasileiro mais cobrados em questões de vestibulares: a idelizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e outra geoeconômica, elaborada pelo geógrafo Pedro Pichas caracterizada pela formação de complexos regionais, que determina melhor as realidades sociais, econômicas e políticas do território brasileiro.

NOÇÕES PRELIMINARES:

1ª Regonalização: No Brasil a primeira divisão regional foi estabelecida pelo IBGE em 1946, baseado-se no conceito de região natural. As unidades regionais foram identificadas através do estudo das características do clima, da vegetação e do relevo do território nacional. Para isso foi preciso a comparação de inúmeros mapas, buscando-se a divisão dos grandes conjuntos paisagísticos, em um mapa. O mapa do Brasil regional ficou com as seguintes regiões: Norte, Nordeste, Leste, Centro e Sul.

QUADRO SÍNTESE:
DIVISÃO REGIONAL DE 1946

- PRIMEIRA DIVISÃO DO PAÍS - IBGE

- BASEADA NO CONCEITO DE REGIÃO NATURAL.

- CONSIDERA OS ASPECTOS NATURAIS

- CINCO GRANDES REGIÕES OU MACRORREGIÕES NATURAIS
- LIMITES REGIONAIS COINCIDEM COM AS FRONTEIRAS DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO
- REGIÕES: NORTE, NORDESTE, SUL, CENTRO E LESTE .

2ª Regonalização: Uma segunda divisão regional tornou-se oficial em 1969. Essa nova regionalização do IBGE baseou-se no conceito de Regiões homogênea, definindo-se as regiões a partir da combinação de características econômicas e naturais, com predomínio das primeiras sobre as segundas. Foi mediante essa nova regionalização que surgiu a delimitação ainda em vigor das regiões

Relacionados