dfyhgdgh

885 palavras 4 páginas
Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
Dessa forma, toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros .
Definições
De modo simples, pode-se dizer que uma fração de um número, representada de modo genérico como designa o inteiro dividido em partes iguais ao qual se usa o número de partes.2 Neste caso, corresponde ao numerador, enquanto corresponde ao denominador, que não pode ser igual a zero.2 3
O denominador corresponde ao número de partes que um todo será dividido e o numerador corresponde ao número de partes que serão consideradas.
Ex.: Uma professora tem que dividir três folhas de papel de seda entre quatro alunos, como ela pode fazer isso?
Cada aluno ficara com 3:4 = da folha. ou seja, você vai dividir cada folha em 4 partes e distribuir 3 para cada aluno.
Por exemplo, a fração designa o quociente de 56 por 8. Ela é igual a 7, pois 7 × 8 = 56. A divisão é, note-se, a operação inversa da multiplicação.

Adição e Subtração
A adição e a subtração de frações são feitas utilizando mínimo múltiplo comum, ou MMC.
Ex.: (O MMC de 9 e 6 é 18)
Multiplicação
A multiplicação é efetuada apenas multiplicando-se os numeradores entre si e os denominadores entre si. Ex.:
Divisão
Para efetuar a divisão entre duas frações, multiplica-se a fração que está no numerador pelo inverso da fração que está no denominador. Ex.:
No último passo foi feita Simplificação de Frações.

Proporcionalidade

Definimos por grandeza tudo aquilo que pode ser contado e medido, como o tempo, a velocidade, comprimento, preço,

Relacionados