dfssdfsdfsdf sdmfs,dmfnsd,f sd,mf sd,fm sdf

720 palavras 3 páginas
Dinâmica das relações de grupos
O que é?
A expressão Dinâmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944, onde tratava da relação entre teoria e prática em Psicologia Social.
Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através de Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conhecimentos.
As dinâmicas têm por objetivo criar oportunidades preciosas de convívio enriquecedor para os participantes, no qual tenta estreitar os laços entre os envolvidos e trazer mais vigor às relações humanas, pois uma característica do ser humano é reunir-se em grupo, como a própria Sociologia diz o indivíduo não nasceu para viver isolado e a dinâmica é uma forma de interação entre o grupo.
As dinâmicas são consideradas instrumento de grande eficácia no que tangem questões de motivação, criatividade, assertividade, cooperação e outros. São utilizadas para levantar diagnóstico e ajudar a melhorar o trabalho em grupo dentro das instituições.
Por que trabalhar com dinâmicas de grupo?
Segundo Fritzen (1982), aprendemos melhor e mais rapidamente em grupo. Grande parte de nossas crenças, atitudes e sentimentos adquirimos nos grupos. A experiência do grupo atua sobre nós de tal modo que chega a modificar nossos hábitos de vida, de trabalho e podendo ainda alterar nosso objetivo de vida.
Ao coordenador do grupo ou líder cabe esclarecer as situações, levar as pessoas a interiorizar seus problemas, provocar sincera reflexão, despertar a solidariedade grupal e responsabilidade, criar um ambiente de compreensão, de respeito e de aceitação mútua, de autêntica fraternidade e de acolhida. Isto dá possibilidade, para cada membro que se sentir amparado psicologicamente, encontrar respostas positivas às suas

Relacionados