dfhfh

4519 palavras 19 páginas
Fichamento do Livro Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia fala sobre a autonomia do professor, autonomia que o professor deve desfrutar em sua prática docente.
Enfatiza a necessidade do respeito que o professor deve ter pelo seu aluno, pelo conhecimento que ele já traz com ele, conhecimento esse que o professor deve aproveitar em suas aulas. Freire também deixa claro que o ensino não depende só do professor, assim como a aprendizagem não depende só do aluno.
O professor está em constante aprendizado, junto com seus alunos, não sendo o professor melhor ou superior, ao aluno porque domina certo conteúdo que o aluno ainda não tem total conhecimento.
“Afirma que não há ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino” (p. 32).
Para Freire o professor deve questionar, saber pensar sobre a realidade que o cerca, para assim desenvolver esse espírito em seus alunos, para que eles sejam capazes de agir e intervir no mundo.
A autonomia, a identidade do aluno desse ser respeitada, sua capacidade de pensar, criar, aventurar-se pelos conteúdos.
É importante que professor e aluno tenham curiosidade. As aulas devem ser abertas para debates, conversas para o aluno se expressar. É importante que o professor goste do seu trabalho e de seus alunos, de querer o bem para eles e querer contribuir, incentivar seu aprendizado.
“Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.” P. 85).
O professor deve estar ciente de que mudanças são possíveis, no caso das favelas e deve estar aberto a essas mudanças.
O professor tem que estudar e preparar suas aulas, para que ele possa atingir suas metas, ele deve estar seguro do que vai estar ensinando, seguro de seus conhecimentos para que assim possa ter autoridade no que vai ensinar. Ouvindo os alunos, suas dúvidas e questionamentos é que o vai aprender a falar com eles. O professor deve provocar a curiosidade de seus alunos, para que eles sempre tenham o desejo de aprender mais e tenham prazer.
Para

Relacionados