dfgManual neuro

2994 palavras 12 páginas
EXAME NEUROLÓGICO (doente acordado)

Sequência e procedimentos
(Guião para Estação de Treino)

Lavar as mãos

Assegurar que tem o material necessário e indispensável (luz, escala visual de bolso, 2 espátulas, martelo de reflexos)

Assegurar-se que o doente se encontra sentado, relaxado, num lugar tranquilo e cómodo.

Exame neurológico
No final do exame neurológico devemos saber responder ás seguintes questões:
Existem alterações mentais?
Existem assimetrias no exame neurológico?
No caso de serem encontradas assimetrias, elas são devidas a lesão do sistema nervoso central ou periférico?

1- Nervos cranianos II-XII

Avaliação do nervo óptico (II)

Acuidade visual: utilizar escala visual; colocar-se em frente do doente e pedir que feche um dos olhos. Coloque a escala visual à distância de 20 cm e peça para efectuar a leitura de baixo para cima. Faça o mesmo para o outro olho. Execute o mesmo procedimento para ambos os olhos em simultâneo.

Campos visuais: coloque-se em frente do doente, alinhando o seu nariz com o nariz dele (o campo visual do doente e o seu devem ser coincidentes). Estimule os 4 quadrantes do campo visual (temporais superior e inferior; nasais superior e inferior) com um objecto em movimento (dedo indicador), um quadrante de cada vez e depois dos dois lados em simultâneo. Caso detecte alguma anomalia (exemplo: amputação dos campos temporais) tente delimitar até onde vai a alteração. Peça ao doente para fechar o olho direito e feche também o seu olho esquerdo. Estimule o campo visual que suspeita alterado de fora para dentro. Faça o mesmo para o olho esquerdo, desta vez encerrando o seu olho direito. Fundo de olho- será avaliado noutra estação de treino.

Avaliação dos nervos III, IV e VI – Óculo-motor, Tróclear e Abducente. Devem ser avaliados em conjunto. São responsáveis pelo controlo dos movimentos oculares, pelo reflexo pupilar e pela elevação das pálpebras. Na observação as fendas palpebrais devem ser

Relacionados