dfgjk

788 palavras 4 páginas
A agricultura brasileira
*Concentração fundiária no Brasil
Uma das principais características da agricultura brasileira é o fato da terra ser altamente concentrada.
Nas primeiras décadas da colonização a partir de 1530 incentivou a vinda de exploradores para a colônia e criou as capitanias hereditárias, dando terras e vantagens como títulos.
Poucas pessoas quiseram arriscar,e só o cultivo era viável e as doações para quem quisesse explora-las era grande,assim se concentrou estruturas latifundiárias. Tudo começou com cana de açúcar, para ser exportada.
*A Lei de Terras de 1850
Até a segunda metade só século XIX a agricultura era movida por escravos, com o fim da escravidão impediram a livre posse da terra por grandes fazendeiros. E agora só se podia obter terras por meio da compra.
Agora os ex escravos teriam de ser assalariados.
*O latifúndio: ontem e hoje
Antes mesmo com a independência algumas partes do país era controlada por senhores de terra, conhecido como latifundio.
Já na legislação de 1988 um latifúndio era uma terra superior a 600 módulos rurais. A partir de 1988 começou a ser referida como grande propriedade improdutiva. E as terras no Brasil até hoje é muito concentrada.
*A expansão das fronteiras agrícolas nos século XIX e inicio do XX o café começou a se expandir nos estados do RJ, MG e SP, e contribuiu para varias coisas como a fundação de cidades.
A partir de 1970 junto com a tecnologia a agricultura foi para o Centro-Oeste com a soja.
*O uso da terra
Segundo o IBGE a agropecuária é dividida em três lavoras, pastagens e as matas e florestas.
*A modernização da agricultura
A apropriação da agricultura pelas indústrias ocorreu no século XIX. Nos EUA a modernização ocorreu principalmente para aumentar a produção, pois não havia mão de obra. Na Europa havia mão de obra nas terras com baixa fertilidade. No Japão foi uma utilização da modernização dos EUA e Europa e criar um próprio.
*A modernização da agricultura no Brasil
Até o

Relacionados