dfghsrrjh

353 palavras 2 páginas
“Processos de fabricação e produção”
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
LAMINAÇÃO
A laminação consiste na passagem de um corpo sólido entre dois cilindros que geram a mesma velocidade periférica, mas em sentidos contrários.
Os produtos da laminação são empregados em diversas áreas, tais como: barras e lâminas para construção civil, trilhos para transportes, tubos, roscas de parafusos e chapas metálicas para indústria.
FORJAMENTO
Basicamente, o forjamento é um processo de conformação plástica através do qual se obtém a forma desejada da peça ou objeto por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão.
TREFILAÇÃO
Realiza-se pela operação de condução de um fio (ou barra ou tubo) através de uma ferramenta denominada de fieira, de formato externo cilíndrico e que contém um furo em seu centro, por onde passa o fio.
EXTRUSÃO
Nesse processo é reduzida ou modificada a seção transversal de um corpo metálico, através da aplicação de altas tensões de compressão.
USINAGEM
Emprega-se geralmente para produzir formas com elevada tolerância dimensional, bom acabamento superficial e freqüentemente, geometrias complexas.
Como exemplos: o torneamento, o aplainamento, a furação, o mandrilamento, o fresamento, o serramento, o brochamento, o roscamento, a retificação, etc.
FUNDIÇÃO
Basicamente, o processo consiste da obtenção de objetos, na forma final, vazando metal líquido ou viscoso em um molde preparado.
SOLDAGEM
Pode ser definida como o processo de união ou revestimento de materiais, através da aplicação do calor, assistida ou não de pressão, assegurando na junta a continuidade das propriedades físicas e químicas.
PROCESSO DE PRODUÇÃO
Produção em massa
Sistema identificado pela produção em elevadas quantidades de produtos padronizados por meio de linhas de montagem.
Produção contínua ininterrupta
São ditos “contínuos” pelo fato do processo ser em um fluxo ininterrupto. Os exemplos desse tipo de processo são refinarias e siderúrgicas.
Produção intermitente

Relacionados