Dfgg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PUBLICIDADE ÉTICA PARA O CONSUMO ÉTICO

Temos um caminho muito mais longo pela frente para educar e informar se não contarmos com os meios de comunicação: os informativos e os pagos: a notícia espontânea, divulgada pelos noticiários de maior audiência que muitas vezes estão comprometidas com os patrocinadores e anunciantes do veículo; e, mais grave e difícil de modificar, a mensagempublicitária. Ambos de extrema importância para a diminuição do consumo não ético ou a proliferação da consciência do consumo ético. Se por um lado, assistimos a multiplicação das formas/veículos de comunicação - o que não deixa de ser democrático - por outro, assistimos também a invasão dos grandes anunciantes nos menores veículos: onde existe audiência, lá estará o poder econômico.
A discussão da ética éde extrema importância na conduta das empresas ao redor do mundo. Trata-se da tentativa de estabelecer conduta para o que não está legislado; de estabelecer o que é certo e errado nas ações que não se enquadram na lei, de compreender e traçar princípios e padrões que orientem o comportamento no mundo dos negócios.
E com que objetivo?
Já há algum tempo, o governo americano vêm estimulado que asempresas americanas tracem planos éticos empresariais no intuito de evitar e combater a má-conduta . Várias instituições de auto regulamentação e observância foram criadas. Dentro dos preceitos de consumo ético, para que possamos discutir a ética na publicidade, temos primeiramente que entender o ambiente da ética nas empresas
Quais serão os limites para o estabelecimento da ética dentro de umacorporação? O que é certo e o que é errado no mundo dos negócios? O que deve fazer um auditor interno que descobre um grande erro nas finanças da empresa, que lhes assegurou lucro, quando, por exemplo, este erro foi praticado por seus superiores? Como pode um departamento projetar a intensidade de um comercial de uma indústria de remédios, quando sabemos que apenas pequena parte da população precisarealmente destes remédios e que a existência do próprio departamento depende de sucesso das vendas para continuar existindo? Deve a empresa anunciar aos clientes os possíveis danos que um determinado produto pode provocar quando utilizado? Como isto será aceito por seus consumidores? Deve uma montadora de automóveis assumir publicamente e antes que aconteçam acidentes, algum erro de fabricação quepode comprometer as vendas e a imagem da empresa no mercado? Pode a empresa abrir mão de sua produção na Ásia, a custos de mão de obra semi escrava, quando ela sabe que uma decisão deste tipo poderia aumentar o preço de seu produto significativamente?
De maneira descontextualizada, agora, poderíamos fornecer todas as respostas sem titubearmos! Mas estaríamos sendo muito simplistas.
O quecompromete a empresa com sua existência são os lucros, cada vez maiores, com menor custo de fabricação. A ética na tomada de decisões pode certamente fazer com que a empresa deixe de cumprir com o seu objetivo mais fundamental: lucrar e por conseguinte, existir.
O que é a má conduta para uma empresa, cujo objetivo final é o lucro? Como podemos observar, os limites da ética empresarial são difíceis deserem estabelecidos dentro de um universo competitivo que busca resultados no lucro, na venda em escala, no comprometimento dos funcionários com resultados. O próprio objetivo da empresa pode ser eticamente conflitante com os objetivos pessoais de seus funcionários.
Por outro lado, a atual situação sócio-econômica-ambiental mundial pressiona às empresas para que possuam uma conduta ética clara eum comprometimento maior com a sociedade para garantir a sua própria existência, assegurando uma imagem positiva na mente de seus consumidores.
Existe ainda um outro aspecto importante de ser discutido. As empresas são formadas por pessoas. As decisões das empresas são tomadas por pessoas. É necessário que estas pessoas reconheçam um componente ético nas situações. Então, é necessário que estas...
tracking img