dfgdfgd

2126 palavras 9 páginas
CONTRIBUIÇÃO À REFLEXÃO METODOLÓGICA SOBRE OS NEXOS
ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO X ENSINO DE HISTÓRIA
TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi
Universidade Estadual de Maringá

RESUMO
Nosso trabalho objetiva refletir, através de investigação bibliográfica, como o conhecimento Histórico se põe na sociedade capitalista. A partir daí pretendemos reconhecer na própria historicidade desse objeto porque atualmente o ensino de História busca mudanças teórico-metodológicas e tecem críticas ao chamado "ensino tradicional", cuja grande expressão metodológica é o positivismo. Não é nossa pretensão discutir as teorias da história em dimensões mais amplas mas reconhecer, a partir da fala de alguns historiadores, do período que vai do século XVII ao atual, quando se põe a sociedade capitalista, o sentido que o saber histórico ganha em cada período histórico estudado. Para essa análise estamos partindo do pressuposto de que o saber é também historicamente constituído e, portanto, expressa as relações sociais vividas pelo conjunto dos homens em cada momento especifico. Trata-se, em suma, de reconhecer as relações que se estabelecem historicamente entre Conhecimento Histórico
X História-Ciência X Ensino de História na sociedade capitalista.

Introdução
O saber histórico é conduzido pela forma que os homens se organizam em sociedade, a partir de determinadas relações historicamente constituídas, obedecendo, portanto, a formas de vida bastante especificas.
Nesse sentido, se pensarmos a atual sociedade, veremos que no movimento revolucionário burguês o saber histórico ganha sentido de explicação da realidade social concreta, como de fato ela é, ou seja, um movimento empírico realizado pela ação humana, onde se constroem e se destroem determinadas formas de existência social.
Representado principalmente na Ciência Nova de Giambatista Vico e na Idéias para uma
Filosofia da História da Humanidade de Johann G. Herder, o sentido que a história ganha
nesse

Relacionados

  • DFGDFGD
    307 palavras | 2 páginas
  • dfgdfgd
    5433 palavras | 22 páginas
  • dfgdfgd
    1845 palavras | 8 páginas