dffsfd

517 palavras 3 páginas
Desenho Técnico

O desenho foi a primeira forma de comunicação utilizada pelo homem, é mais antigo do que a fala e a escrita. Na pré-história o homem já utilizava-se das pinturas rupestres para expressar suas idéias e a sua forma de se relacionar com o ambiente em que vivia.
A representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais evoluiu gradualmente através dos tempos.
O sistema criado por Gaspar Monge, publicado em 1795 com o título “Geometrie Descriptive” é a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico.No século XIX, com a explosão mundial do desenvolvimento industrial, foi necessário normalizar a forma de utilização da Geometria Descritiva para transformá-la numa linguagem gráfica que, a nível internacional, simplificasse a comunicação e viabilizasse o intercâmbio de informações tecnológicas.Desta forma, a Comissão Técnica TC 10 da International Organization for Standardization – ISO normalizou a forma de utilização da Geometria Descritiva como linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura, chamando-a de Desenho Técnico

O desenho técnico que temos hoje em dia, é formado por um conjunto de normas e regras que são necessárias para o seu bom entendimento, independente do local da face da terra onde esteja. É a forma mais completa de representação de peças e conjuntos.

A fala, por exemplo, não seria capaz de transmitir todos os detalhes de uma peça, não seria capaz de transmitir com exatidão suas medidas ou seu formato, além disso, quem estivesse escutando não conseguiria guardar tantas informações.

Nem sempre pode-se utilizar um modelo para a fabricação de uma nova peça. Este modelo pode ser muito grande, ou muito pequeno. Ele pode ter detalhes internos que sejam difíceis de perceber ou até mesmo de medir.
Outra maneira que poderia ser utilizada seria a fotografia, mas ela também não consegue transmitir informações sobre detalhes internos, medidas ou acabamento das superfícies da peça, por exemplo.

O método mais completo,

Relacionados