Dfc e dva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomadade decisões gerenciais.
A Deliberação CVM 547/2008 aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 03, que trata da Demonstração do Fluxo de Caixa.
De forma condensada, esta demonstração indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Assim como a Demonstração de Resultados de Exercícios (DRE), a DFC é uma demonstração dinâmica etambém está contida no balanço patrimonial.
Essa demonstração procura evidenciar as modificações ocorridas no saldo de disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa, como saldo bancário e aplicações financeiras) da companhia em determinado período, através de fluxos de recebimentos e pagamentos. Além da demonstração da mudança do saldo de caixa da companhia, a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)abre as variações do Capital Circulante Líquido, o que nem sempre é evidenciado pela Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Há determinados itens que reduziram o Lucro Líquido na DRE que não representam saída de dinheiro, daí tem-se que adicionar novamente esses itens, como depreciação, etc., que são itens econômicos e não financeiros.
Como regra geral, temos:
- Os aumentos noAtivo Circulante provocam uso de dinheiro (caixa); as reduções do Ativo Circulante produzem caixa (origem de caixa);
- Os aumentos do Passivo Circulante evitam saída de mais dinheiro, aumentando o caixa; as reduções do Passivo Circulante significam que pagamento foi feito, reduzindo o caixa (uso de caixa).
- Para calcular as variações líquidas, basta subtrair o saldo anterior do saldo atual dascontas do Circulante (Ativo e Passivo).
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, a DFC deve fornecer informações relevantes sobre as movimentações de entradas e saídas de caixa de determinado período, refletindo as transações de caixa oriundas das seguintes atividades:

* Atividades Operacionais: compreendem as transações que envolvam produção e venda de bens ou prestação deserviços ligados ao objeto social da entidade. Ex.:
a) numerários recebidos de: clientes por venda de serviços; subsidiárias avaliadas pelo método de equivalência patrimonial, por recebimento de dividendos; devedores por juros de empréstimos e qualquer outros reembolsos recebidos de fornecedores, companhia de seguro, restituição de imposto, etc.
b) numerários pagos a: fornecedores;empregados; credores por juros de empréstimos e quaisquer outros pagamentos por processos, reembolso a clientes, impostos e contribuições governamentais, etc.

* Atividades de Investimentos: compreendem as transações, aquisições ou vendas de participações em outras empresas, ativos utilizados na produção de bens ou prestação de serviços ligados a outros objetos sociais da entidade. Neste tipo deatividade não estão compreendidas as aquisições de ativos adquiridos com o objetivo de revenda. Ex.:
a) numerários recebidos por: vendas de ativos permanentes, distribuição de lucros/dividendos de outras investidas.
b) numerários pagos por: aquisições de ativos permanentes.

* Atividades de Financiamentos: compreendem a captação de recursos dos acionistas e seu retorno em forma dedividendos: a captação de empréstimos, sua amortização e remuneração; e a obtenção e amortização de outros recursos classificados no longo prazo. Ex.:
a) numerários recebidos por: integralização de ações; colocação de títulos a longo prazo (debêntures e equivalentes), obtenção de empréstimos a longo prazo.
b) numerários pagos a: acionistas por dividendos ou reembolso de capital;...
tracking img