Dewey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Dados biográficos: contexto de vida e de obra.

• Trajetória de vida e formação
• Conjuntura histórica que marcou vida e obra

A família Dewey chega aos Estados Unidos em 1630, proveniente da Inglaterra e professando a fé congregacionalista. John Dewey nasceu em Burlington, a principal cidade do estado americano de Vermont, a 20 de Outubro de 1859. Filho de um proprietário de um armazémteve sua infância marcada por uma escolarização desestimulante. Grande parte de sua educação foi percebida por ele como tendo sido realizada fora dos limites estreitos da escola. Contribui para isso o fato de que sua família cultivava o hábito de atribuir pequenas tarefas às crianças, com o intuito de despertar-lhes responsabilidade. (CUNHA, 1998).
Para compreendermos o pensamento de Dewey sefaz necessário uma retomada da influência religiosa por ele recebida. Os congregacionalistas defendiam a autonomia para os membros de suas igrejas, não havia ordem hierárquica para nortear as relações dos fiéis. Havia um espírito de igualdade, os ministros eram eleitos, o que poderíamos interpretar como uma forma de democracia religiosa. Instigavam a presença de Cristo nos indivíduos para que entãoa conseqüência fosse a solidariedade. Podemos dizer que, da religião, o que influenciou Dewey não foi tanto a teologia, mas a experiência democrática e igualitária vivenciada em sua comunidade.
Com 15 anos terminou os estudos secundários e, em seguida, ingressa na Universidade de Vermont, para estudar artes. Lá realizou estudos na área de fisiologia, tomando contato com as teses darwinistas.Nessa época, o jovem Dewey despertou para a filosofia. Em 1879, bacharelou-se em arte, exercendo em seguida o magistério em pequenas escolas da região. Sob orientação de H. Torrey, seu ex-professor em Vermont, inclinou-se para a filosofia. Em 1882, inicia seus estudos na Universidade John Hopkins, de Baltimore, considerada avançada para época nos Estados Unidos. Nesse momento na história dos EstadosUnidos se vivia o fim da guerra civil, o desenvolvimento da indústria e do comércio. Essas características influenciaram muito o novo ensino e o pensamento de Dewey. Doutorou-se em filosofia em 1884, pela Universidade John Hopkins, defendendo uma tese sobre a Psicologia de Kant.
Dewey teve uma longa trajetória de vida, faleceu em 1952. Ao longo de uma existência de 92 anos produziu inúmerostrabalhos acadêmicos. Destaca-se, entre as muitas obras, “Democracia e Educação”, de 1916, texto de grande importância para o pensamento pedagógico deweyano. Já para a noção de pensamento reflexivo, é de fundamental importância o livro “Como Pensamos”, publicado por Dewey em 1933. Lecionou em várias universidades americanas, sobretudo em Chicago e na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, ondepermaneceu por mais de 30 anos até a sua morte. Em inúmeras viagens, Dewey proferiu conferências e tomou contato com diferentes idéias e culturas, inclusive na antiga União Soviética, onde conheceu o modelo comunista de educação.

www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/.../eR6E3oOL.doc

• Principais realizações no campo educacional

Para Dewey era de vital importância que a educação não serestringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas que o saber e habilidade do estudante adquirem possam ser integrados à sua vida como cidadão, pessoa, ser humano. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa Alice, na Universidade de Chicago, as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche e das refeições, queeram feitos na própria classe.
Este elemento de ensino com a prática cotidiana foi sua grande contribuição para a Escola Filosófica do Pragmatismo.

• Principais produções (literatura) na cronologia

A nova psicologia, In: Andover Review, 2, 278-289 (1884)
Psicologia (1887)
Novos Ensaios de Leibniz Quanto ao Entendimento Humano (1888)
O Ego como causa, In: Philosophical Review,...
tracking img