Deveres de fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Central Paulista - UNICEP

Curso de Pós-Graduação MBA em Finanças e Controladoria

Aluno: Jeferson Roberto Rui
Professora: Symara H.P.Campos
Matéria: Gestão Organizacional

OS 16 DEVERES DO GERENTE SEGUNDO FAYOL
X
A INCIPIENTE ADMMINISTRAÇÃO NA ANTIGUIDADE

I – ASSEGURAR A CUIDADOSA PREPARAÇÃO DOS PLANOS E SUA RIGOROSA EXECUÇÃO.
Com relação à administraçãorural: Catão dizia que quando o dono inspeciona seus campos, deve observar como o trabalho está se desenvolvendo, o que foi feito e o que falta fazer. As contas de dinheiro, suprimentos e provisão devem ser examinadas para apurar o que foi vendido, que preço foi praticado, o que foi recebido e o que resta vender. (1.8 Roma).

II – CUIDAR PARA QUE A ORGANIZAÇÃO HUMANA E MATERIAL SEJA COERENTE COM OOBJETIVO, OS RECURSOS E OS REQUISITOS DA EMPRESA.

Nas construções das pirâmides foi necessário organização tanto na parte humana que tiveram que reunir pessoas, definir tarefas, coordenar esforços como também localizar e buscar os materiais e insumos necessários e reunir ferramentas e instrumentos, coordenar e ensinar as pessoas a utilizar –las para a construção das mesmas. (1.3 O Antigo Egito).III – ESTABELECER UMA AUTORIDADE CONSTRUTIVA, COMPETENTE, ENÉRGICA E ÚNICA.

Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. Na antiguidade os servidores recebiam ordem apenas de um único governantes que passaram a ditar regras de conduta para garantir adesões e obediência tanto dos fieis servidores que o cercavam como do povoem geral. Delegaram aos seus servidores mais fieis autoridade para que estes pudessem executar os desejos soberanos. Os servidores se converteram naquilo que seria o conselho ou junta consultiva, hoje comuns nas empresas. O imperador Yão utilizava de assessoria. Reunia –se com seus principais colaboradores em vários lugares no império como meio de aproximar – se das várias regiões do governocentral. (1.4 Hebreus e 1.6 China).

IV – HARMONIZAR ATIVIDADES E COORDENAR ESFORÇOS.

No Antigo Egito foi através de harmonia e administração da época, ainda que rudimentar e grosseira, que fez acontecer as grandes pirâmides foi necessário alguma forma de planejamento e organização que permitiu a solução de gigantescos desafios de reunir pessoas, definir tarefas, coordenar esforços, localizar ebuscar os materiais e insumos necessários, reunir ferramentas e instrumento, coordenas e ensinar as pessoas a utilizá-los. (1.3 O Antigo Egito).

V – FORMULAR AS DECISÕES DE FORMA SIMPLES, NÍTIDA E PRECISA.

A regularidade dos ciclos de inundações do rio Nilo permitiu o desenvolvimento de uma agricultura estável, um modo de vida baseado nela e uma mentalidade voltada para o longo prazo. Omotivo era simples: a inundação ocorria a cada ano logo após o surgimento da estrela Sírius que acontecia em intervalos regulares de 365 dias. Com isso, os egípcios desenvolveram um calendário solar de 12 meses e 30 dias e mais cinco dias de festividades. (1.3 O Antigo Egito).

VI – ORGANIZAR A SELEÇÃO EFICIENTE DO PESSOAL.

Na burocracia estatal de Shih Huang-Ti, os candidatos a funcionáriospúblicos eram submetidos a exames e os melhores recebiam os cargos mais elevados. A partir de 219 a.C., os candidatos passaram a ser classificados em nove níveis, por um juiz, de acordo com sua experiência, qualificações, conhecimento e caráter. Quatrocentos anos depois, esse sistema foi substituído por um exame de estado muito parecido com os concursos públicos de hoje. (1.6 china).

VII – DEFINIRCLARAMENTE OBRIGAÇÕES.

O texto bíblico conta que Moisés seguiu os conselhos do sogro: escolheu todos os homens capazes de Israel e delegou – lhes a autoridade como se fossem os seus representantes, que dali para a frente passaram a exercer jurisdição conforme o nível de competência delegada. Todas as causas simples julgaram-nas eles mesmos, enquanto apenas os mais graves trouxeram – nas a...
tracking img