Deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
239

5- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA AOS ASPECTOS GEOCIENTÍFICOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ATIVIDADES GEOEDUCATIVAS,

INTERPRETATIVAS E TURÍSTICAS.

5.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O modelo de desenvolvimento estabelecido a partir da Revolução Industrial gerou um aumento quantitativo e qualitativo no processo de destruição da natureza. Isso desencadeou reações,provocando organização de uma parcela da sociedade, preocupada em conservar a natureza. Começaram a surgir os movimentos ambientalistas, e na década de 70 houve um fortalecimento desses movimentos em defesa do meio ambiente, o que pode ser notado devido aos inúmeros encontros internacionais, intergovernamentais e interinstitucionais que começaram a ocorrer. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2001) Durante a Rio 92,foi feito o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (1993), onde foram instituídos 16 princípios de Educação Ambiental a serem seguidos no sentido de nortear a aprendizagem que pode “gerar com urgência, mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida”.Considera a educação ambiental como um processo de aprendizagem permanente, e que a preservação para as mudanças necessárias depende da compreensão coletiva da natureza e das crises que ameaçam o futuro do planeta188. Utilizando este Tratado como referência, destaca-se aqui o 15º principio onde “A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve convertercada oportunidade em experiências educativas de
188

Este tratado vem sendo utilizado em diversas regiões do mundo de acordo com iniciativas regionais e locais, na educação formal e não formal, sendo um dos pilares básicos as ações a serem desenvolvidas em relação à qualidade do ambiente e qualidade de vida.

240

sociedades sustentáveis.” E neste mesmo contexto no que diz respeito a estapesquisa, destacamos a 6ª diretriz, onde é sugerido “Promover e apoiar a capacitação de recursos humanos para preservar, conservar e gerenciar o ambiente, como parte do exercício da cidadania local e planetária”. Desta forma, esta tese levou em consideração esses princípios, ou seja, estimular a educação ambiental, através dos aspectos geológicos e geomorfológicos das UCs, tanto na capacitação doscondutores, quanto na interpretação ambiental, indo de encontro aos princípios e diretrizes do Tratado citado anteriormente. Já o conceito de Educação Ambiental teve sua origem vinculada a idéia de natureza e de como percebê-la, mas atualmente vem incorporando as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica. Desta maneira, o conceito de educação ambiental utilizado aqui é o da Lei No9.795189, onde (1999, p.01)

Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Entretanto, Crivellaro (2001) descreve que o “fazereducação ambiental” é um processo lento e permanente. Assim, por ser um processo permanente, pode acontecer em qualquer lugar, seja na escola, em casa ou em Unidades de Conservação. Para tanto, adaptando as suas idéias (id.) em relação à Educação Ambiental, e voltando-se para os aspectos da geodiversidade, é necessário resgatar e repassar ainda mais as características geológicas e geomorfológicasdas UCs, compartilhando conhecimentos sobre a história geológica, sua importância, recursos e fragilidade do ambiente. Favorecendo a aprendizagem em parceria e a reflexão sobre atitudes e procedimentos diante das questões ambientais contribui-se para a adoção de práticas pedagógicas190 e interpretativas nas UCs.

189 190

Lei que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional...
tracking img