Deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Produção
Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados no intuito de se obter o “todo” final. Quando se aplica esse conceito a um sistema produtivo na propriedade rural, há um “sistema de produção agrícola”. Professores da ESALQ, baseados nos índices de produtividade, apresentaram o seguinte conceito para sistemas de produção: “Através do estabelecimentodos índices zootécnicos e posterior análise dos mesmos, é possível caracterizá-los. Os índices zootécnicos criam padrões, que podem ser comparados com resultados publicados por outros indivíduos e assim, o técnico e o fazendeiro serão capazes de detectar problemas, apontar virtudes e fazer progressos. Além disso, quando temos os índices zootécnicos há a possibilidade de se conhecer o potencial deprodutividade que poderá ser alcançado em um determinado sistema de produção”. Os sistemas de produção de carne, de acordo com o manejo do rebanho, são classificados em extensivos, semi-intensivos, intensivos e de confinamento total. Apesar das variações decorrentes da interação dos recursos climáticos, econômicos e -sociais, os sistemas de produção eficientes apresentam algumas característicassemelhantes entre si. As principais características em comum, são: animais bem adaptados; animais com desenvolvimento ponderal satisfatório; alimentação adequada para a produção, o crescimento e a reprodução; elevada eficiência reprodutiva e manejo compatível com o adequado controle de doenças infecto contagiosas e parasitárias.
No conceito de produção intensiva, o objetivo é aumentar a eficiência ea economicidade da exploração bovina de corte, visando torná-la mais competitiva em relação a outras atividades econômicas, devido ao melhor uso dos recursos existentes. Esse conceito de produção via elevação de produtividade pode ser usado nos mais diferentes sistemas produtivos, desde o extensivo até o confinamento total. Assim, embora os índices produtivos sejam diferentes, a eficiência decada sistema será sempre mais alta que os seus assemelhados. Em sistemas de produção a pasto, deve-se dar ênfase ao conceito de produção de carne por unidade de área, enquanto que no confinamento a ênfase deve ser a produção de carne individual, por animal ou por lote.
Importância da Alimentação
A alimentação é um dos principais fatores responsáveis por uma exploração pecuária eficiente e sereflete em resultados zootécnicos como: idade ao primeiro parto, intervalo entre partos, lactação, taxas de natalidade e mortalidade no rebanho. A alimentação inadequada impede a plena expressão do potencial genético para a produção. Quanto mais potencialmente produtivos, maiores serão as exigências nutricionais e, portanto, os cuidados a serem adotados na alimentação. Deste modo, em animais deexigências moderadas a elevadas, uma alimentação deficiente reduz a eficiência reprodutiva dos animais. Em consequência, o número relativo de vacas solteiras (ou falhadas) no rebanho aumenta, ocupando área física considerável, com maiores investimentos em terras, benfeitorias, mão-de-obra e alimentação, com reflexos negativos na relação matrizes x crias. A eficiência de produção animal a pasto serávariável em função do desempenho individual e da taxa de lotação utilizada em determinada área. Assim, embora em certos casos o desenvolvimento ponderal por animal seja pequeno e a taxa de lotação seja alta, a produção de carne por área poderá ser maior que aquela encontrada em sistemas de pastejo convencionais, cujas pastagens encontram-se degradadas, com baixa capacidade de suporte. Portanto, emsistemas de produção de carne a pasto, é fundamental o bom manejo das pastagens com vistas ao aumento de carga animal por área, refletindo em maiores lucros. Além de melhorar os índices reprodutivos do rebanho, pastagens bem manejadas sob pastejo intensivo permitem atingir elevadas taxas de lotação. CAMARGO (1994) e FARIA e CORSI (1981), especialistas em forragicultura, ressaltaram que, além das...
tracking img