Deus e os seres humanos em busca do poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Deuses e seres humanos em busca do poder


A busca do poder é presenciada desde a mitologia grega, a qual partia de uma disputa de poderes entre os deuses. Um exemplo foi o episódio ocorrido entre Zeus, que condenou Prometeu a ficar preso a um rochedo eternamente, sendo comido por águias. Tudo isso porque ele ousou dar ao ser humano um poder que pertencia aos deuses: o poder do fogo,tornando os humanos iguais aos deuses, pois os humanos dominavam a natureza através desse artifício.
Já na esfera terrestre presenciamos relações claras de poder ao longo da história, como por exemplo na relação entre escravo e senhor. Segundo Rousseau, as desigualdades entre os seres humanos nasceram quando um homem ousou cercar um pedaço de terra e dizer que era sua propriedade, arrumandohomens para trabalhar para ele. Rousseau diz isso, pois entre os seres primitivos havia uma igualdade natural e ausência de um centralizador de poder. Porém nem todos pensadores concordam com essa teoria, dessa forma surge a chamada “filosofia política”.
Um dos representantes dessa filosofia é Aristóteles, dizendo que as sociedades sempre tiveram poderes políticos ou governos, poisdesde a antiguidade sempre houve a presença de chefes, detentores de poder.
Porém com o surgimento dos Estados, o poder foi exercido por chefes de Estado, como reis e imperadores. E o nas sociedades estatais como a grega, o poder dos deuses não desapareceu. Porém ao dominarem a natureza e no contexto da polis grega, o poder passou das mãos dos deuses para os seres humanos, estes criando leisque igualavam todos perante a mesma, mas a sociedade grega não reconhecia o direito de todos à cidadania.


O ser humano como animal político


Segundo Aristóteles em seu livro “Política”, o ser humano relaciona-se com outras pessoas e acaba por estabelecer uma relação de poder. Por isso, ele concluiu que o ser humano é um ser social e político. Além disso, ele defende que asociedade é algo natural, pois viver em sociedade é necessário aos humanos, para que possam se proteger.
Aristóteles apresenta um importante estudo sobre as formas de poder enfatizando três: monarquia, aristocracia e democracia. Ele diz que independente da forma de governo adotada, os governantes devem sempre governar com base no interesse geral. Segundo ele a melhor forma de governo é ademocracia, pois os homens pensam e decidem coletivamente. Outro ponto apresentado é o perigo do poder estar centralizado na mão de poucos homens, pois podem usá-lo em favor próprio.






O poder como resultado de um contrato social

Essa idéia de que o poder é derivado de um processo social,começou na Grécia antiga com os sofistas e com os epicuristas,porém se tornou mais conhecida duranteo renascimento.Esse pensamento surgiu,porque os filósofos acreditavam que o poder nascia de um pacto,uma convenção entre os homens,que aceitavam isso para poderem viver em sociedade.Há varias visões diferentes sobre essa idéia,conheceremos um pouco mais sobre algumas delas abaixo.
O pensador Thomas Hobbes tem uma das visões mais pessimistas sobre o assunto e diz que as relações de poder nuncasão tranqüilas,porque os homens possuem interesses diversos e diferentes e estão em constante conflito para buscar seus objetivos.Para ele cada ser humano é um indivíduo completamente independente dos outros e ele luta pela sua conservação,assim não mede esforços para conseguir o que quer,por isso acaba entrando em conflito com os outros seres humanos.É daí que surge sua frase “o homem é o lobo dopróprio homem”,o que ele quer dizer com isso é que um enfrenta o outro e o mais poderoso vence no final.Por isso Hobbes defende a idéia de que o poder deve ser reunido na mão de um soberano,maior que todos os homens,pois dessa maneira ele conseguiria estabelecer a paz sempre que preciso,controlando os indivíduos.O contrato social é a forma mais racional para os homens estabelecerem o estado e...
tracking img