“Deus nos acuda!” epidemias de cólera em quixeramobim

30822 palavras 124 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

“Deus nos acuda!”
Epidemias de cólera em Quixeramobim?! (1860-1890)

“Deus nos acuda!”
EPIDEMIAS DE CÓLERA EM QUIXERAMOBIM?!(1860-1890)

Monografia apresentada ao Curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, da Universidade Estadual do Ceará UECE, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em História. Orientadora: Ms. Isaíde Bandeira Timbó.

Quixadá - Ceará 2008

2

Monografia submetida à aprovação, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Licenciatura Plena em História, concedido pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Monografia aprovada em: ____/____/____

3

RESUMO

Quixeramobim vivenciou, assim como boa parte do estado, uma série de epidemias principalmente na segunda metade do século XIX. O presente trabalho aborda a epidemia de cólera que atingiu o município de Quixeramobim em 1862 e perdurou até 1863, e questiona se uma epidemia surgida durante escavações na Igreja Matriz de Quixeramobim, em 1886, foi causada pela cólera, como aponta Ismael Pordeus, ou não, tendo em vista que as notícias publicadas no Jornal O Cearense em 1886 afirmam o surgimento de umas febres que estavam causando óbitos na cidade e trazendo pânico aos habitantes locais. Os objetivos desta pesquisa consistem em compreender como a sociedade local se manifestava e reagia em relação à epidemia de cólera; perceber quais as medidas tomadas pelas autoridades responsáveis e observar como a sociedade noticiava e percebia a doença através das cartas enviadas por membros da Comissão de Socorros ao jornal O Cearense. A metodologia utilizada consistiu na análise de notícias publicadas no jornal O Cearense obtido no setor de microfilmagem da Biblioteca Pública

Relacionados

  • Manual de Redação
    189683 palavras | 759 páginas