Deus exige a confissão de pecados?

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Deus exige a confissão de pecados?

A confissão pessoal de pecados aos ouvidos de um padre ou de um ministro religioso continua a fazer parte dos rituais de muitas religiões. Mas, numa sociedade permissiva e tolerante como a de hoje, será que a confissão é algo importante ou até mesmo necessário?

AS OPINIÕES sobre esse assunto variam. Por exemplo, o jornal National Post do Canadá relata queuma pessoa que admitiu ser difícil falar a outra o que fez de errado, ainda assim disse que “há um sentimento muito bom em ter alguém para ouvir sua confissão, orar com você e lhe dizer o que fazer”. Em contraste com isso, o livro Bless Me Father for I Have Sinned (Perdoa-me, Padre, porque Pequei) fala de um homem que disse: “A confissão é uma das facetas mais destrutivas da Igreja. Ela perpetuaum comportamento neurótico em relação aos pecados.” O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto?
O que a Bíblia diz

Na Lei de Deus para a nação de Israel, havia instruções específicas do que era preciso fazer quando uma pessoa pecava. Por exemplo, quando alguém pecava contra seu próximo ou violava uma lei de Deus, ele tinha de confessar isso a um sacerdote designado da tribo de Levi, queentão fazia expiação em seu favor, oferecendo um sacrifício a Deus pelo perdão do pecado. — Levítico 5:1-6.

Séculos mais tarde, quando o profeta Natã censurou o Rei Davi pelos seus pecados, como Davi reagiu? Ele admitiu imediatamente: “Pequei contra Jeová.” (2 Samuel 12:13) Ele também orou, implorando o perdão de Deus. Qual foi o resultado? Mais tarde, Davi escreveu: “Finalmente te confessei meupecado e não encobri meu erro. Eu disse: ‘Farei confissão das minhas transgressões a Jeová.’ E tu mesmo perdoaste o erro dos meus pecados.” — Salmo 32:5; 51:1-4.

A confissão de pecados continuou a ser um requisito de Deus na congregação cristã do primeiro século da Era Comum. Tiago, meio-irmão de Jesus e um dos principais anciãos da congregação em Jerusalém, exortou seus companheiros cristãos:“Confessai abertamente os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sejais sarados.” (Tiago 5:16) Então, o que os cristãos precisam confessar, e a quem?
O que devemos confessar?

Todos os dias nós, humanos imperfeitos, estamos propensos a agir sem pensar ou a usar de forma errada a língua, pecando assim uns contra os outros. (Romanos 3:23) Significa isso que devemos confessarcada uma dessas transgressões a alguém que tem um cargo de autoridade?

Embora todo pecado seja uma ofensa aos olhos de Deus, ele misericordiosamente leva em conta nossas falhas por causa da imperfeição humana herdada. De fato, o salmista reconheceu: “Se vigiasses os erros, ó Jah, ó Jeová, quem poderia ficar de pé? Pois contigo há o verdadeiro perdão, a fim de que sejas temido.” (Salmo 130:3, 4)Portanto, o que devemos fazer quando erramos ou pecamos contra outros, talvez sem querer? Lembre-se de que a oração-modelo que Jesus ensinou a seus seguidores inclui o seguinte pedido: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4) Deus nos perdoará se nos aproximarmos dele e pedirmos perdão em nome de Jesus. — João 14:13,14.
Uma pessoa orando

Deus não levará em conta nossas falhas e nos perdoará se nos aproximarmos dele e pedirmos perdão em nome de Jesus

Note que Jesus incluiu a condição de que nós também devemos perdoar os que estiverem em “dívida conosco”. O apóstolo Paulo lembrou aos seus companheiros cristãos: “Tornai-vos benignos uns para com os outros, ternamente compassivos, perdoando-vos liberalmenteuns aos outros, assim como também Deus vos perdoou liberalmente por Cristo.” (Efésios 4:32) Quando perdoamos as falhas de outros, temos boas razões para esperar que Deus também perdoe as nossas.

Mas o que dizer de pecados graves como roubo, mentira intencional, imoralidade sexual, embriaguez e assim por diante? A pessoa que comete pecados desse tipo está violando as leis de Deus e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confissão dos Pecados
  • A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO
  • Será Deus o culpado pelo pecado do homem
  • A confissão de Pecados: Exegese de I Jo 1.8-10
  • Como Deus Trata O Pecado Da Cobi A D Zimo
  • confissão
  • A confissão
  • Confissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!