Determinismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

A importância do determinismo na geografia e em outras ciências, bem como seu papel na sistematização da geografia moderna representa à proposta da discussão dos problemas vividos pela humanidade e discutidos na antropogeografia.
Será abordado neste trabalho um levantamento bibliográfico sobre o determinismo, seu surgimento, características e relação com ageografia. Abordaremos como os autores consultados e suas obras delineiam um pouco da ciência geográfica através das propostas observadas.























2- O DETERMINISMO GEOGRÁFICO


As ideias deterministas surgem no século XIX na Alemanha durante a entrada tardia do capitalismo no país, mantendo ainda traços feudais. Prejudicada pela tardia unificação, seudesenvolvimento interno acabou sendo impedido no que resultou na não participação da divisão dos territórios coloniais. Desta forma o povo alemão manteve uma grande característica imperialista, que se mostra latente nas características deterministas: Valorização territorial, e as influencias que o meio exerce sobre o homes sendo assim uma justificativa para o expansionismo dos povos considerados maisavançados sobre os menos avançados.
O Determinismo geográfico parte do pressuposto de que o homem é influenciado pelo meio em que vive, ou seja, as condições naturais e físicas do ambiente que habita determinam sua cultura e modo de vida.
Segundo as ideias de Ratzel o determinismo geográfico, teoria que coloca o homem numa condição de submissão aos aspectos naturais (a natureza é que determina aação do homem). Surgiu numa época com interferências do homem nos aspectos naturais muito mais reduzidas do que hoje em dia e serviu como justificativas científicas para a relação do domínio entre os países temperados e os países tropicais. É a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dospovos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza-homem.
Com o livro antropogeografia - fundamentos da aplicação da geografia a historia publicado em 1882, Ratzel define como objeto geográfico o estudo da influencias que o meio exerce sobre a humanidade, primeiramente sobre o psicológico de uma pessoa, expandindo para a sociedade. A natureza poderia atuartambém no processo de expansão territorial de um povo, formando obstáculos para determinados povos ou recursos para a aceleração de outros. Com isso ele formulou a ideia do isolamento e da mestiçagem. Para ele a sociedade é completamente dependente do solo, e é através de sua utilização que o homem conquista a liberdade.
Para a proteção do território é criado o Estado, pois assim a sociedadeestará protegendo também os recursos naturais. Para Ratzel o território é muito importante por representar o básico de uma sociedade como as condições de trabalho, moradia e o convívio, ou seja, a existência da sociedade. Ele define a perde de território como uma decadência para a sociedade, mas se uma determinada sociedade estivesse em progresso isso seria justificativa para conquistar novas áreas.Ratzel elaborou o conceito de “estado vital”, que é definido como o equilíbrio dos recursos naturais disponíveis para suprir uma população de uma determinada sociedade.
Com isso pode-se perceber como as ideias de Ratzel estavam engajadas com o contexto imperial alemão, justificando o expansionismo como algo natural e inevitável.
Ao propor essa geografia para o homem Ratzel fez dela umaciência natural, reduziu o homem em animal ao não diferenciá-lo destes. Apesar disso suas ideias foram de grande importância para a geografia, por desenvolver assuntos econômicos, sociais e políticos
Segundo Budin em Methodus ad Facilem, historiorum cognitionem (1566), uma dessas condições seria o clima, os tipos de terreno etc, que exercem forte influência sobre a história das civilizações....
tracking img