Determinismo moderado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Será a Liberdade uma utopia?
Antes de podermos responder a esta questão-problema, devemos definir o que é o livre-arbítrio. O livre-arbítrio consiste no direito de podermos tomar as nossas própriasdecisões, dentro da lei, sem provocarmos qualquer consequência negativa com elas.
Na nossa opinião a teoria que melhor responde a esta questão é o Determinismo Moderado. Esta teoria afirma que o quecaracteriza uma acção livre não é a ausência de causas anteriores à nossa decisão, mas sim a ausência de coacções imediatas, de constrangimentos que nos impeçam de atuar segundo a nossa vontade. Ouseja, uma ação livre é uma ação realizada segundo a nossa vontade, e o facto de essa vontade ter sido influenciada por diversos fatores externos, que não conseguimos controlar, não nos retira aliberdade de escolha.
Determinismo Moderado
Argumentos:
* Todas as nossas escolhas e ações são influenciadas por experiencias passadas (condicionantes);
* Condicionantesbiológicos, psicológicos, sociais, económicos, entre outros, têm influência sobre nós, sendo até indispensáveis para tomar decisões;
* Apesar dessa influência, podemos optar por tomar outra decisão, quenos pareça mais acertada, vencendo assim os condicionantes da ação humana.

Contra-Argumentos:
* Determinismo Radical
O principal contra-argumento é a questão da responsabilidade. Esta teoriadefende que nós não somos responsáveis pelas nossas acções, e que estas são fruto do acaso. Se isto fosse verdade, nós não seriamos responsabilizados se cometêssemos um crime, porque não seriamosresponsáveis pela nossa ação.

* Indeterminismo
Para esta teoria podemos apontar questões como a responsabilidade e o mérito. Segundo esta, todas as ações humanas são imprevisíveis, tal como ocomportamento dos eletrões, e acontecem aleatoriamente, logo, uma ação louvável de alguém não o deve ser considerado porque, segundo defensores desta teoria, aconteceu por mero acaso.

* Libertismo...
tracking img