Determinação experimental dos coeficientes hidrodinâicos para um modelo de submarino

886 palavras 4 páginas
Determinação experimental dos coeficientes hidrodinâmicos para um modelo de submarino

Projeto de Pesquisa apresentado para bolsa de iniciação científica

Aluno: Gabriel Moreira Francisco
Orientador: Prof. Dr. Gustavo Roque da Silva Assi

Introdução
Visando defender a soberania nacional, integridade territorial e interesse marítimos do país, a marinha do
Brasil tomou como medida o projeto de construção de submarinos nucleares da classe Scorpène ( Figura 1) com tecnologia essencialmente brasileira e com auxilio da marinha francesa. Essa opção foi considerada analisando a grande autonomia de um submarino nuclear e o vasto território litorâneo brasileiro, dessa forma em uma situação de nível extremo o submarino poderia percorrer grandes distâncias em um curto período de tempo, pois não haveria a necessidade de paradas para o seu reabastecimento e teria energia suficiente para desenvolver sua máxima velocidade durante todo o trajeto.

Figura 1: Submarino classe Scorpène (Marinha do Brasil, 2012)
De forma a tornar a implantação do projeto eficiente, há a necessidade de estudos preliminares visando tanto o domínio do processo de enriquecimento do urânio, bem como o compo rtamento fluido dinâmico do submarino. Nesse contexto a analise do modelo em escala em um canal de fluxo circulante torna-se uma opção viável para entender os comportamentos físicos do submarino, uma vez que a partir desses estudos poderemos apontar parâmetros importantes para a implantação do projeto como, por exemplo, o coeficiente de arrasto hidrodinâmico e a composição dos campos de velocidade ao redor do submarino.

Objetivos
Medir e analisar as forças e momentos hidrodinâmicos no escoamento ao redor de um modelo em escala de submarino, variando-se os ângulos de ataque do modelo em relação ao escoamento, velocidade de escoamento e a distância do submarino da superfície livre.
Construir um modelo de célula de carga específico para a coleta de dados do sistema, bem como

Relacionados