Determinação do Teor de Peróxido de Hidrogênio em Vanish

2338 palavras 10 páginas
2. RESUMO
Neste experimento, uma amostra de alvejante comercial da marca Vanish® sem cloro é titulada com uma solução padronizada de permanganato de potássio (KMnO4) para assim determinar o teor em %(m/v) de peróxido de hidrogênio (H2O2), constituinte essencial do alvejante. O método titrimétrico mostra-se eficaz, no que diz respeito a exatidão, desde que tomados os devidos cuidados durante o preparo das soluções participantes e durante o processo de titulação.

3. OBJETIVOS
Os objetivos deste experimento são compreender os princípios quantitativos titrimétricos de análise química através da dosagem de peróxido de hidrogênio (H2O2) em um alvejante sem cloro, a saber, Vanish®; compreender e praticar cálculos estequiométricos e desenvolver habilidades de planejamento e organização de procedimentos laboratoriais.

4. INTRODUÇÃO
Quando numa reação química ocorre transferência de elétrons, a ela dá-se o nome de reação de óxido-redução ou simplesmente de reação redox. O processo de oxidação envolve a perda de elétrons por parte de uma substância, enquanto que a redução envolve um ganho de elétrons para a espécie química em consideração. Esta perda ou ganho de elétrons, formalmente, é indicada pela variação do número de oxidação das várias espécies envolvidas na reação considerada [2]. As reações redox podem ser utilizadas para quantificar substâncias por meio de uma técnica da química analítica clássica denominada de “análise titrimétrica” ou “titulação”.
Em uma análise titrimétrica, a quantidade de um constituinte de interesse, a amostra, é determinada através da reação desta espécie química com uma outra substância em solução, chamada solução-padrão, cuja concentração é rigorosamente conhecida [2]. Empregam-se vidrarias volumétricas, como buretas, pipetas volumétricas e balões volumétricos pois é necessário trabalhar com exatidão. A

solução que preenche a bureta é chamada de “titulante” e a substância que se encontra no erlenmeyer é
o

Relacionados

  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas