DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

1090 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DEQUI
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUIMICA ORGÂNICA I
Profª PAULINA CARVALHO
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Antonio André do Vale Nascimento
Francisco de Assis de Oliveira
Haymê dos Santos Ferreira
Pâmela Costa dos Santos
Talita de Jesus Furtado Tavares
São Luís – MA
2013
1. INTRODUÇÃO
Dentro das mesmas condições, são vários os fatores que levam diferentes substâncias a possuírem resultados diferenciados no Ponto de Fusão; ou seja, na temperatura que indica a mudança de estado sólido para o líquido. Por esse motivo, torna-se necessário o conhecimento desses fatores e as características químicas dessas substâncias. Sabe-se que o estado físico de uma substância está intimamente relacionado com o grau de agitação das moléculas dispostas em uma amostra de um composto: quanto maior a temperatura, mas essas moléculas se excitarão, podendo promover o rompimento na força de atração entre elas e uma mudança de estado. Nesse contexto, infere-se que os sólidos apresentam moléculas bem próximas e com baixa excitação, os gases possuem uma alta excitação molecular e um maior distanciamento entre as moléculas, já os compostos líquidos são intermediários.
Dentre os fatores que determinam em qual temperatura haverá uma maior excitação das moléculas e uma mudança de estado, temos que o tamanho de uma molécula é proporcional ao seu Ponto de Fusão: quanto maior ela, maior será a superfície de atração e isso torna mais árduo o distanciamento intermolecular e a uma mudança de estado físico.
A massa molecular é um fator determinante também e é proporcional aos pontos de fusão de uma substância. Assim sendo, temos que, quanto maior a massa molecular, maior será seu Ponto de Fusão.
Não menos importante, os tipos de interações intermoleculares se apresentam como fatores determinantes no Ponto de Fusão. Segundo o artigo de Willian R.

Relacionados

  • Como Tudo Come Ou Adauto Louren O Completo
    95304 palavras | 382 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas
  • Verdade Absoluta
    169870 palavras | 680 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas