Determinação de Permeabilidade de Materiais Plásticos Transmissão de luz em Embalagens plásticas Determinação de Vácuo e Colapsagem em Embalagens

2306 palavras 10 páginas
Universidade Estadual de Campinas
Faculdade de Engenharia de Alimentos
Embalagem de Alimentos

Determinação de Permeabilidade de Materiais Plásticos
Transmissão de luz em Embalagens plásticas
Determinação de Vácuo e Colapsagem em Embalagens

Experimento 1
Determinação de Permeabilidade de Materiais Plásticos

O objetivo do experimento é determinar a permeabilidade ao vapor de água (TPVA), no estado estacionário, através de filmes plásticos e garrafas. Para a realização desse experimento, foram testados os seguintes materiais: Garrafa de Polietileno tereftalato (PET) e plásticos de polietileno de baixa densidade (PEBD) e polietileno de alta densidade (PEAD)

Polietileno de Baixa Densidade – PEBD
Termoplástico mais comum e mais utilizado pelo mundo, em sacos de maneira geral, para embalagens em diversos produtos, como grãos, açúcares e produtos de panificação. Possuí equilíbrio entre as resistências à tração, ao impacto e ao rasgamento, além de bom desempenho a baixas temperaturas, baixa permeabilidade a vapor de água, alta permeabilidade à gases, óleos e gorduras. Também é excelente na resistência química a ácidos, bases e soluções inorgânicas.
A espessura do filme utilizado para as análises foi de 0,051 mm.

Polietileno de Alta Densidade – PEAD
Quando comparado ao PEBD, apresenta maior rigidez e cristalinidade, proporcionando assim menor transparência. As propriedades de barreira são melhores, além de maior temperatura de amolecimento, menor resistência ao “stress cracking”, ao impacto e ao rasgamento.
Possuí aplicação para embalagens em alimentos que são sensíveis à umidade, como em alimentos desidratados, mas também pode ser usado em diversos tipos de alimentos.
A espessura do filme utilizado para as análises foi de 0,091 mm.

Polietileno tereftalato (Poliéster) – PET
É um termoplástico branco, se apresentando nos estados amorfo (transparente), parcialmente

Relacionados

  • alimentos pectina
    88687 palavras | 355 páginas
  • tecnologia de alimentos
    74714 palavras | 299 páginas