Determinação de matéria gorda de salcichas

1093 palavras 5 páginas
Universidade do Algarve - Instituto Superior de Engenharia
Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar - 1ºAno
2º Semestre - Química Orgânica

Determinação da Matéria Gorda Livre em Salsichas

Bruno Dourado Nº 46763, Christian Arsénio Nº46708, Laura Ceita Nº 46778,
Rute Carneirinho Nº46696

Faro, 03 de março de 2014
1 - Resumo
Realizou-se esta experiencia com o intuito de determinar o teor de matéria gorda livre numa amostra de salsichas recorrendo ao método de extração sólido- liquido.
Para a preparação da amostra pesou-se 5,0131 gramas de salsicha e macerou-se a mesma. A extração é efetuada colocando a amostra dentro de um cartuxo de extração e posteriormente no aparelho de Soxhlet. Depois de arrefecida, esta fica na estufa para secar, posteriormente pesa-se a massa final do teor de matéria gorda livre.

2 - Introdução Teórica

A determinação do teor matéria gorda em alimentos tem uma importância nutricional significativa, uma vez que os lípidos são importantes fontes de calorias. Cada grama de gordura fornece 9 kcal, mais que o dobro fornecido por os hidratos de carbono e proteínas. Determinando o teor de lípidos é possível realizar uma rotulagem nutricional precisa fazendo com que o consumidor fique ciente sobre a quantidade de gordura presente no alimento, e se for usado métodos qualitativos é possível saber qual o tipo de gordura que está presente no alimento.
A matéria gorda é constituída por carbono, hidrogénio e oxigénio encontrados em diversos alimentos na forma de gordura e/ou óleos. As gorduras e óleos são formados por três moléculas de ácidos gordos ligados a uma molécula de glicerol podendo ter de quatro a vinte e quatro ou mais átomos de carbono que podem ser saturados ou insaturados[1].
A gordura pode ser determinada através de diversos métodos. Em alimentos que apresentam baixo teor de água é mais recomendado a extração pelos métodos de Soxhlet e de Goldfish.
Soxhlet é um método de extração

Relacionados