Determinação de abasão “los angeles” de agregados

544 palavras 3 páginas
| ENGENHARIA CIVIL |

NORMA NBR-6465
MATERIAS CONSTRUÇÃO CIVIL II

Turma 4º A

Presidente Prudente
2013
Titulo: DETERMINAÇÃO DE ABASÃO “LOS ANGELES” DE AGREGADOS NBR- 6465

Objetivo:
Determinar o desgaste sofrido pelo agregado, quando colocado na máquina “Los Angeles” juntamente com a carga abrasiva, submetido a um determinado número de revoluções desta máquina à velocidade de 30 a 33 rpm. O desgaste é convencionalmente expresso pela porcentagem em peso do material que após o ensaio passa pela peneira de malhas quadrada de 1,7 mm (peneira ABNT nº 12)

Materiais e métodos:
Materias:
Peneiras nº 1,7 – 09 – 12,7mm Balança com capacidade de pelo menos 10 Kg e sensibilidade de 1g; 11 Esferas de ferro fundido com aproximadamente 47,6 mm de diâmetro; Estufa capaz de manter a faixa térmica de trabalho entre 105 a 110ºC; Máquina “Los Angeles” (figura abaixo) 5 kg Agregados (pedra britada, pedrisco ou pedregulho)
Método:
A representatividade deste ensaio está intimamente ligada a granulometria do material ensaiado, portanto a graduação escolhida para ensaio deverá ser aquela de granulometria mais próxima possível da que devera ser usada na obra.

Ensaio:
Foi utilizado 5 (cinco) kg de agregados como “corpo de prova”(C.P.), o material é lavado e seco até verificar a constância no peso, em estufa à temperatura de 105 a 110ºC. Depois de seco o “C.P.” é peneirado da seguinte maneira; 2,5 kg brita “b” passados pela peneira nº 9 e 2,5 kg brita “c” passados pela peneira 12,7.
Após o processo acima é verificada a limpeza interna do tambor (maquina Los Angeles), colocam-se no mesmo o “CP” mais as 11 esferas e fecha-se a seguir.
Faz-se girar o tambor por 15 min. com velocidade de 30 a 33 rpm até completar 500 rotações. Após esse processo retira-se todo o material do tambor, separam-se as esferas, limpam-se as mesmas com escova e faz-se passar a amostra na peneira 1,7mm rejeitando o material passante que foi de 560g.
Lava-se o “CP” na

Relacionados