Determinação da Stevia rebaundiana e seus esteviosídeos

1094 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa sobre Estévia

Professora:

Alunos:

CURITIBA
2013

Determinação da Stevia rebaundiana e seus esteviosídeos (C38H60O18).

Stevia rebaudiana Bertoni da família das Asteraceae, conhecida popularmente como estévia, é uma espécie nativa do Brasil e Paraguai. Inicialmente, as folhas da planta estévia serviram como adoçante para bebidas tradicionais na América do Sul . Atualmente, a estévia pode ser encontrada em várias comidas e bebidas em todo o mundo, e em diversas formas. Suas folhas apresentam como principais constuintes nove glicosídeos diterpênicos edulcoreantes do tipo caurano, identificados como esteviosídeo, rebaudiosídios A, B, C, D e E, dulcosídeos A e B e esteviolbiosídeo. O processo de extração aceito pela ANVISA atualmente é apenas aquele livre de solventes químicos como álcool e metanol, utilizando-se apenas água. Os glicosídeosmais relevantes para indústria são apresentados abaixo:
Esteviosídeo:

O mais amargo e menos doce deles, em sua forma separada e concentrada é o de custo mais baixo e mais utilizado pelas indústrias em geral.

Rebaudiosídeo A:

O mais doce e quase sem traço amargo, em sua forma separada e concentrada é o de custo mais alto.
Rebaudiosídeo C:

Um pouco menos doce que o Rebaudiosídeo A e quase sem traço amargo, em sua forma separada e concentrada também tem custo alto.

Tal como acontece com outros edulcorantes intensos, os glicosídeos steviol permitem aos consumidores usufruir de um sabor doce sem aumentar a ingestão diária de energia, uma vez que não contêm calorias significativas. Os edulcorantes de alta intensidade podem constituir uma ajuda eficaz no controle de peso, quando utilizados na dieta como uma alternativa à adição de açúcar inclusive por indivíduos com uma doença genética rara, conhecida como fenilcetonúria (PKU), para estas pessoas, os

Relacionados