DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE REAÇÃO ENTRE OS ÍONS TIOSSULFATO E ÍONS HIDROGÊNIO

976 palavras 4 páginas
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES – FITS
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DETERMINAÇÃO DA ORDEM DE REAÇÃO ENTRE OS ÍONS TIOSSULFATO E ÍONS HIDROGÊNIO

MACEIÓ – AL
2014
ALEXSANDER ROCHA LÔBO
ARESTIDES ROBERTO CAVALCANTE TOLEDO
JÉSSICA DA SILVA ERNESTO
JÉSSICA GOMES S. LEITE
LUKA ALMEIDA PARAÍSO

Relatório apresentado ao curso Engenharia Ambiental e Sanitária, da Faculdade Integrada Tiradentes, como requisito avaliativo do 3º semestre da disciplina Físico-Química.
Professor: Givanildo Santos da Silva

MACEIÓ – AL
2014
1. RESUMO
A ordem de uma reação é um importante dado no estudo da velocidade de reações. Este relatório propõe demonstrar o experimento do método das concentrações em excesso para determinar a pseudo-ordem da reação de Maucourt-Fissen. No experimento mantiveram-se em excesso as concentrações de todos os elementos envolvidos na reação exceto a do peróxido de hidrogênio. Foram construídos gráficos para verificar a pseudo- ordem da reação em relação ao peróxido, mostrando maior coeficiente de correlação para uma reação de primeira ordem.

2. INTRODUÇÃO
Se a velocidade de reação macroscópica (observada, empírica ou fenomenológica) para qualquer reação pode ser expressa por uma equação de velocidade diferencial empírica (ou lei de velocidade) que contenha um fator da forma k. A e B expressando completamente a dependência da velocidade de reação das concentrações A, B), onde são expoentes constantes (independentes da concentração e do tempo) e k é independente de A e B, então diz que a reação é de ordem com relação a A; de ordem, com relação a B; e de ordem total n = ( ). Os expoentespodem ser positivos ou negativos; números inteiros ou racionais.
O conceito de ordem de reação também é aplicável a processos químicos ocorrentes em sistemas nos quais acontecem mudanças de concentração (e, portanto, de velocidade de reação) e

Relacionados

  • Quimica analitica
    42864 palavras | 172 páginas