DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE POR TITULAÇÃO 777777777777

380 palavras 2 páginas
Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
CONCLUSÃO DE AULA LABORATORIAL 2

EMILY BUENO 1413240-1
LAYLA DIAS
DAIANE
GEICIELE DE FREITAS
RENATA COSTA

PROFESSOR: LEANDRO

ENGENHARIA QUÍMICA 2º SEMESTRE/Fernandópolis -2015

DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE POR TITULAÇÃO

INTRODUÇÃO:
O vinagre é um condimento oriundo exclusivamente da fermentação do vinho, onde ocorre a conversão do álcool em ácido acético por bactérias acéticas.
Assim o vinho após a fermentação possui geralmente 4 á 5% de acido acético, já transformado em vinagre (vinho azedo). Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelece em sua instrução normativa nº6 que o teor ácido acético para vinagre deve estar entre 4 a 6%, para o consumo culinário. Então o teor alcoólico no vinagre deve possuir cerca de 1,0 %, caso contrário bactérias acéticas podem degradar o acido (sem a presença de um produto alcoólico em seu nível leviano).
Contudo para determinar a acidez, titula-se certa quantidade de NAOH na solução de vinagre com fenolftaleína, utilizando como indicador.
OBJETIVO:
O experimento realizado tem como objetivo principal identificar o teor de ácido acético do vinagre comercial, assim utilizando a titulação de NAOH e fenoftaleína como indicador.
MATERIAL:
Para a realização deste experimento, utilizou-se bequer de 250 ml, bureta de 50 ml, juntamente com seu suporte, erlenmeyer de 250 ml e uma pisseta. Logo, os seguintes reagentes utilizados foram, vinagre 5 ml, fenoftaleína de 1%, KOH 0,1M em 50 ml e água destilada 50 ml.
PROCEDIMENTO:
Inicialmente preparou-se em um erlenmeyer de 250 ml, 5 ml de vinagre á 50 ml de solução, utilizando água destilada. Logo em seguida adicionou-se 10 gotas de fenoftaleína e em uma bureta colocou-se 50 ml de solução 0,1 M de KOH, mas preparou-se por prevenção 200 ml.
Contudo titulou-se a solução de vinagre com KOH, assim acorreu o ponto de viragem de fenolftaleína de 39,6 ml e em seguida a

Relacionados