Determina o de pH pelo M todo Calorim trico e Efeito Tamp o

680 palavras 3 páginas
Determinação de pH pelo Método Calorimétrico e Efeito Tampão

CAPA
CAPA
CAPA
CAPA

Índice Páginas
1. Introdução 03
2. Fundamento Teórico 04
3. Técnica 05
4. Materiais e Métodos 06

1. Introdução
Neste relatório referente à aula prática do dia 23 de abril de 2015. Tendo está como nomeação: Determinação de pH pelo método Calorimétrico e efeito tampão. Tal ação teve como objetivo a elucidação das aulas teóricas, trazendo estas para dentro do laboratório, uma vez que iremos constatar a aplicação de todos os conceitos aprendidos na fase inicial do curso.
Foram realizados dois experimentos com a finalidade de se representar o efeito tampão em dois casos distintos, onde em um deles a linha limite da solução não fora alterada e em um caso posterior o quanto de ácido é necessário adicionar para que ocorra a mudança de cor.

2. Fundamento Teórico
O método calorimétrico de determinação de pH baseia-se nos conhecimentos dos PKs dos indicadores, os quais podem ser considerados como ácidos ou bases fracas.A dissociação de um indicador ácido, de forma simplificada, é a seguinte:
Hln ln- + H+
Ácido-Base
(cor A) (cor B)
A adição de ácido à soluça de indicador aumenta a concentração de H+ e há predomínio da cor ácida (A). A adição de bases diminui a concentração de H+ e ocorre o predomínio da cor (B). A cor do indicador é, portanto, uma função do pH da solução. Este pH é dado pela equação: pH=pKin+ Log [In-]
[Hin]
O indicador exibe a sua cor quando a razão [in-]/[Hln]= 1. Portanto, pH = pKin. Para determinar o pH de uma solução pelo método calorimétrico, adiciona-se algumas

Relacionados