Determinaçao de dencidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DETERMINAÇÃO
DE
DENSIDADE



PROFESSOR: FRANCISCO SÉRGIO SILVA DE OLIVEIRA

1-MATERIAL UTILIZADO
-uma proveta
-Uma borracha
-um pouco de água
-balança
2-PROCEDIMENTOS DA AULA
-Medir a densidade da borracha através da formula d=mv
Borracha: comprimento=4,1cm largura=2,8cm altura=0,9
Volume da borracha igual a 10,332cm3
Massa da borrachaigual a 19,97g
Densidade da borracha igual a 1,932830043g/cm3
O volume da borracha pode ser obtido pela multiplicação dos seus lados e altura, ou pode ser obtida colocando em uma proveta um volume conhecido de água e depois colocar a borracha dentro. A variação do volume da água na proveta após colocar a borracha é igual ao seu volume.
A massa da borracha é obtida com a pesagem da mesma em umabalança de precisão.



Separação de misturas

1-Material utilizado:
Béquer, funil de buchner, kitasato, papel de filtro, suporte universal com garras, bico de bunsen, erlenmeyer, condensador, rolha, balão de vidro, termômetro, tela de amianto, trompa de vácuo, bastão de vidro, piceta, 2 g de sal, 2g de areia e 50 ml de água.
2-Procedimentos da aula:
-medir o volume da água a piceta e aproveta.
-pegar os 2g de sal e 2 g de areia colocar em um béquer com os 50 ml de água, homogeneizar a mistura com o bastão de vidro.
Após homogeneizar a mistura apenas um dos sólidos colocados na água terá se dissolvido, este processo é chamado de DISSOLUÇÃO FRACIONADA.
Para filtrar a mistura será utilizada a filtração a vácuo que separara a água com o sal da areia, através da ajuda de uma trompad’água que cria um vácuo dentro do kitasato e suga o liquido que esta dentro do funil de buchner e retendo a areia no filtro de papel.
A água com o sal será separada utilizando a destilação simples.
3-Questões:
1. Para que tipo de mistura, devemos usar a filtração? É utilizada na separação de misturas solido liquido.

2. Quando se emprega a filtração a vácuo? A filtração a vácuo éempregada quando se quer a filtragem mais rápida de uma mistura solido liquido.

3. Como você separaria uma mistura de amido (maisena) com açúcar? É só misturar o amido e o açúcar com água, e depois filtrar. Como o açúcar é muito solúvel em água, ele irá passar junto com ela pelo papel de filtro, enquanto o amido ficará retido.
Para separar o açúcar da água, pode se utilizar a destilação simples.4. E uma mistura acetona-água? Através da destilação fracionada. Como o ponto de ebulição da acetona é 56°C, ela evapora primeiro que a água que possui ponto de ebulição a 100°C.

5. Para que serve o filtro de ar do automóvel? O filtro de ar é um dispositivo do sistema de admissão de ar do motor que foi criado para reter impurezas do ar que segue para dentro do motor.

6. Oaspirador de pó pode ser considerado um filtro? Por quê? Sim. Por que dentro dele tem um pano poroso que separa os resíduos do ar sugado e isso não deixa de ser um processo de filtração.
7. Qual a finalidade de uma centrífuga? É um aparelho que acelera o processo de decantação. Devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia, são arremessadas para o fundo do tubo.8. Defina o que é dissolução fracionada. É uma técnica ou método de processeço de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente. A seguir, através de uma evaporação do líquido usado, recupera-se o componentesolúvel.

9. Por que uma mistura heterogênea sólido-líquido não deve ser destilada? Porque você vai ter tanto trabalho, se pode filtrar, mas pode destilar também depende do sólido e do liquido.

Polaridade molecular e solubilidade

* Experiência 1
1-Material utilizado:
Bureta, béquer, régua, benzeno, óleo, água e álcool.
2-procedimentos da aula:
O coeficiente de solubilidade é a...
tracking img