Determinação do core em ligas metálicas

Páginas: 9 (2129 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2011
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Tecnológico de Educação Profissional de Betim
Curso Técnico em Química Industrial

Determinação de Cobre em ligas metálicas

Alunos:

Professor: Amauri Geraldo de Souza
Data de realização da prática: 29/09/2010
Data entrega relatório: 20/10/2010

Betim– MG
Outubro / 2010

1. INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é ummétodo analítico que se baseia na interação (absorção e/ou emissão) da matéria com a energia radiante, ou seja, radiação eletromagnética quando os elétrons se movimentam entre níveis energéticos. A absorção da radiação luminosa acontece nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho no espectro da radiação eletromagnética.
Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixede luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida e a luz transmitida por essa solução. Usando um prisma, o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. O espectrofotômetro permite saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda.
As substâncias têm diferentes padrões de absorção, a espectrofotometria permiteidentificar substâncias com base no espectro da substancia. Permite também quantificá-las, uma vez que a quantidade de luz absorvida está relacionada com a concentração da substância.
A medida da luz absorvida permite inferir sobre a concentração do soluto em determinada solução.
Compostos desconhecidos podem ser identificados por seus espectros característicos ao ultravioleta,visível ou infravermelho.
Quando uma radiação eletromagnética, por exemplo, a luz visível, incide em uma solução, se os fótons da radiação têm energia adequada, a energia associada a essa radiação pode sofrer três diferentes tipos de variações:
- ser refletida nas interfaces entre o ar e a parede do frasco contendo a solução (cubeta);
- ser dispersa por partículas presentes na solução;
-ser absorvida pela solução.

Nas aplicações espectrofotométricas, quando se usa energia monocromática em um simples comprimento de onda (λ), a fração de radiação absorvida pela solução, ignorando perdas por reflexão, será função da concentração da solução e da espessura da solução. Portanto, a quantidade de energia transmitida diminui exponencialmente com o aumento da espessura atravessada– Lei de Lambert – e o aumento da concentração ou da intensidade de cor da solução – Lei de Beer. A relação entre energia emergente (I) e energia incidente (I0) indica a transmitância (T) da solução. Em espectrofotometria, utiliza-se a absorbância (A) como a intensidade de radiação absorvida pela solução, seguindo as leis de Lambert-Beer.
A determinação de concentração de um soluto em umasolução-problema por espectrofotometria envolve a comparação da absorbância da solução-problema com uma solução de referência, na qual já se conhece a concentração do soluto. Em geral, é utilizada uma solução-padrão com diferentes concentrações (pontos), que tem sua absorbância determinada. Esses pontos são preparados diluindo-se a solução-padrão na proporção necessária para a obtenção das concentraçõesdesejadas.
Com os valores de absorbância e de concentração conhecidos, pode-se traçar um gráfico cujo perfil é conhecido como “curva-padrão”. Nesse gráfico, a reta, indica a proporcionalidade entre o aumento da concentração e da absorbância e a porção linear correspondente ao limite de sensibilidade do método espectrofotométrico para o soluto em questão.
2. OBJETIVO
Construção de uma curvade calibração para solução de cobre por espectrofotometria de absorção molecular.

3. MATERIAIS UTILIZADOS
3.1 Vidrarias
- Béqueres
- Pipeta Graduada
(1mL, 2mL, 3mL, 5mL)
- Vidro de relógio
- Bastão de Vidro
- Frasco lavador
- Balão Volumétrico

3.2 Reagentes
- Cu
- Água Destilada

3.3 Equipamentos
- Balança analítica (Bel Engineering)
- Chapa aquecedora (Cienlab)
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação do níquel em liga metálica
  • DETERMINAÇÃO DE ESTANHO EM LIGAS NÃO METÁLICAS
  • Espectrofotometria: determinação de manganês em uma liga metálica
  • determinação do teor de cobre em ligas metalicas
  • Ligas metalicas
  • ligas metalicas
  • Ligas Metálicas
  • ligas metálicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!