Determinação do core em ligas metálicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Tecnológico de Educação Profissional de Betim
Curso Técnico em Química Industrial

Determinação de Cobre em ligas metálicas

Alunos:

Professor: Amauri Geraldo de Souza
Data de realização da prática: 29/09/2010
Data entrega relatório: 20/10/2010

Betim– MG
Outubro / 2010

1. INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é ummétodo analítico que se baseia na interação (absorção e/ou emissão) da matéria com a energia radiante, ou seja, radiação eletromagnética quando os elétrons se movimentam entre níveis energéticos. A absorção da radiação luminosa acontece nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho no espectro da radiação eletromagnética.
Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixede luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida e a luz transmitida por essa solução. Usando um prisma, o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. O espectrofotômetro permite saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda.
As substâncias têm diferentes padrões de absorção, a espectrofotometria permiteidentificar substâncias com base no espectro da substancia. Permite também quantificá-las, uma vez que a quantidade de luz absorvida está relacionada com a concentração da substância.
A medida da luz absorvida permite inferir sobre a concentração do soluto em determinada solução.
Compostos desconhecidos podem ser identificados por seus espectros característicos ao ultravioleta,visível ou infravermelho.
Quando uma radiação eletromagnética, por exemplo, a luz visível, incide em uma solução, se os fótons da radiação têm energia adequada, a energia associada a essa radiação pode sofrer três diferentes tipos de variações:
- ser refletida nas interfaces entre o ar e a parede do frasco contendo a solução (cubeta);
- ser dispersa por partículas presentes na solução;
-ser absorvida pela solução.

Nas aplicações espectrofotométricas, quando se usa energia monocromática em um simples comprimento de onda (λ), a fração de radiação absorvida pela solução, ignorando perdas por reflexão, será função da concentração da solução e da espessura da solução. Portanto, a quantidade de energia transmitida diminui exponencialmente com o aumento da espessura atravessada– Lei de Lambert – e o aumento da concentração ou da intensidade de cor da solução – Lei de Beer. A relação entre energia emergente (I) e energia incidente (I0) indica a transmitância (T) da solução. Em espectrofotometria, utiliza-se a absorbância (A) como a intensidade de radiação absorvida pela solução, seguindo as leis de Lambert-Beer.
A determinação de concentração de um soluto em umasolução-problema por espectrofotometria envolve a comparação da absorbância da solução-problema com uma solução de referência, na qual já se conhece a concentração do soluto. Em geral, é utilizada uma solução-padrão com diferentes concentrações (pontos), que tem sua absorbância determinada. Esses pontos são preparados diluindo-se a solução-padrão na proporção necessária para a obtenção das concentraçõesdesejadas.
Com os valores de absorbância e de concentração conhecidos, pode-se traçar um gráfico cujo perfil é conhecido como “curva-padrão”. Nesse gráfico, a reta, indica a proporcionalidade entre o aumento da concentração e da absorbância e a porção linear correspondente ao limite de sensibilidade do método espectrofotométrico para o soluto em questão.
2. OBJETIVO
Construção de uma curvade calibração para solução de cobre por espectrofotometria de absorção molecular.

3. MATERIAIS UTILIZADOS
3.1 Vidrarias
- Béqueres
- Pipeta Graduada
(1mL, 2mL, 3mL, 5mL)
- Vidro de relógio
- Bastão de Vidro
- Frasco lavador
- Balão Volumétrico

3.2 Reagentes
- Cu
- Água Destilada

3.3 Equipamentos
- Balança analítica (Bel Engineering)
- Chapa aquecedora (Cienlab)
-...
tracking img