Determinação de vazão máxima

Páginas: 13 (3226 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
[pic]

Ricardo Coura Assis

Determinação da vazão máxima da Bacia Hidrográfica do Rio Pirajibú utilizando os métodos I-Pai-Wu e Kokei Uehara

Sorocaba / SP
2009

Ricardo Coura Assis

Determinação da vazão máxima da Bacia Hidrográfica do Rio Pirajibú utilizando os métodos I-Pai-Wu e Kokei Uehara

Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação LatoSensu apresentado como parte dos pré-requisitos para a obtenção do título de especialista em “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, à Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”.

Orientador: Prof. Dr. Manuel Enrique Gamero Guandique

Sorocaba / SP
2009

RESUMO

Todo o ano pode-se observar o grande número de ocorrências relacionadas às fortes chuvas,principalmente no período de setembro a março. Dentre eles, as enchentes e deslizamentos aparecem com maior freqüência no período. Porém, grande parte dos acidentes poderia ser evitada se houvesse um controle maior no uso e ocupação do solo nos municípios, monitoramento dos taludes e encostas localizados em áreas de risco e manutenção preventiva e verificação das estruturas hidráulicas existentes.Dentre os diversos motivos dos problemas causados pelas chuvas e, consequentemente, suas formas de prevenção e remediação, o estudo da vazão máxima torna-se um dos parâmetros mais importantes para o estudo de obras hidráulicas e previsão de enchentes.
Cabe ressaltar que muitas são as formas de se obter, através do estudo hidrológico, a vazão máxima de uma determinada bacia hidrográfica, porémpoucos são os dados disponíveis para o cálculo e determinação das variáveis. Por este motivo, a transferência de dados de um local para outro na bacia, conhecido como regionalização, vem sendo bastante utilizada pelos profissionais e órgão ambientais.
Neste estudo será apresentado a determinação da vazão máxima através dos métodos I-PAI-WU e Kokei Uehara, bem como a vazão mínima da mesmabacia utilizando a regionalização de vazões.

Palavras-chave: Vazão máxima. I-PAI-WU. Kokei Uehara. Regionalização hidrológica.

ABSTRACT

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. REVISÃO DA LITERATURA 2
3. METODOLOGIA 2
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 14
5. CONCLUSÕES 15
6. ANEXOS 16
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Atualmente pode-se dizer que o mercado imobiliárioestá em alta, e consequentemente, a construção civil nos seus diversos ramos de atividade. Dentre elas, as obras de infra-estrutura recebem atenção especial devido às questões ambientais envolvidas (licenciamento ambiental).
A hidrologia (ciência que trata da água na Terra), através de metodologias matemática e estatística, auxilia na previsão de enchentes, no estudo e análise de projetos deobras hidráulicas como canais, bueiros, pontes, barragens, captação superficial, pequenas centrais hidrelétricas, entre outros.
Porém, existe a dificuldade de se encontrar os dados hidrológicos quando no estudo destes projetos, devido à pequena quantidade de postos pluviométricos e fluviométricos em operação. Dessa forma, a regionalização de vazões surgiu com a finalidade de buscar atransferência de informações analisando conjuntamente os locais onde dispunham destas variáveis e estimando em locais sem dados observados ou insuficientes.
Atualmente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, órgão gestor dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, disponibiliza esta metodologia de forma a permitir a avaliação da disponibilidade hídrica em qualquer curso d’água do territóriopaulista.
Para o presente trabalho, o objetivo será estudar a Bacia Hidrográfica do Rio Pirajibú de forma a determinar a vazão máxima através dos métodos I-PAI-WU e Kokei Uehara. Para a determinação da vazão mínima (Q7,10) utilizou a Regionalização de Vazões, conforme metodologia recomendada pelo Sistema de Informações para o Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação da Vazão
  • determinação de vazão
  • DETERMINAÇÃO DA VAZÃO
  • Projeto de vazão máxima e mínima
  • Determinacao da vazao pelo tubo de pitot
  • Determinação da vazão no vertedor triangular
  • Determinação da vazão no vertedor triangular
  • Determinação da vazão no vertedor triangular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!