Determinação de ph

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DETERMINAÇÃO DE pH

Pinto, Aline (21200021)
Engenharia Biotecnológica
Química II
09 de Abril de 2013

Com base no potenciómetro e no papel indicador de pH determinar o potencial de hidrogénio de diversas soluções aquosas, entre ácido forte, base forte, ácido fraco e solução tampão. Analisar as alterações de cores e registar os valores para comparar com valores teóricos esperados.Palavras-chave: pH; Potenciómetro; Papel indicador de pH; Ácido forte; Base forte; Ácido Fraco; Base conjugada; Solução tampão;
-------------------------------------------------

INTRODUÇÃO
pH é o símbolo para a grandeza físico-química, ou potencial de hidrogénio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímicodinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen.
O “p” equivale ao simétrico de logaritmo de base 10 da atividade dos iões a que se refere, ou seja: pH = - log[H3O+] em que [H3O+] representa a concentração de iões H3O+ expressa em mol/dm3.
O carácter ácido de uma solução está relacionado com a concentração de H3O+ presente nessa solução (quanto mais forte é o ácido, maior será a concentração desses iões).
Aescala de pH é uma maneira de indicar essa concentração e varia entre 0 a 14 (pH < 7 é ácido e pH > 7 é básico). A 25ºC uma solução neutra tem um valor de pH = 7.
Pode-se ter uma escala de pOH (indicador de concentração de HO-, presente em soluções básicas) análoga à de pH usando o logaritmo da concentração de uma solução de ião hidróxido com o sinal negativo. Portanto, definimos pOH como:pOH = - log [HO-].
Das definições de pH e pOH obtém-se que: pH + pOH = 14. É outra maneira de exprimir a relação entre a concentração do ião H3O+ e a concentração do ião HO-.
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como potenciómetro) que consiste em um elétrodo e um sensor de temperatura acoplado a um aparelho onde é feito a leitura do pH. O potenciómetro é ummilivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do elétrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como elétrodo de vidro, que na verdade, é um elétrodo do tipo "ião seletivo".
Pode ainda ser determinado pelo papel indicador de pH (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem (mudam de cor na presença de iões H3O+ e HO-)servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul escuro).

MÉTODOS

Prepararam-se soluções com diferentes ácidos e bases, sendo elas: Solução de ácido forte (HCl – Ácido Clorídrico* 0,1M); Solução de base forte (NaOH – Hidróxido de Sódio* 0,1M); Solução de ácido fraco (CH3COOH – Ácido Acético* 0,1M); Solução tampão(CH3COOH – Ácido Acético 0,1M + CH3COONa – Etanoato de Sódio* 0,1M)
Esse relatório descreve a preparação do HCl (Ácido Clorídrico)*.
Preparou-se uma solução de 250 mL de HCl, com concentração de 0,1M. Após cálculos realizados, pipetou-se 2,0695 mL de HCl em um balão e aferiu-se o restante do volume, a completar os 250 mL, com água.
A partir dessa solução preparou-se soluções (100 mL cada)diluídas de concentrações 0,01M, 0,001M e 0,0001M respetivamente, sendo transferidas gobelés.
O primeiro método utilizado para medir o pH foi o potenciómetro, (marca JENWAY modelo 3510), devidamente calibrado (limpa-se o elétrodo com água e coloca-se em um gobelé com solução tampão de pH = 4. Prime-se a tecla CAL duas vezes. Quando calibrar ao pH 4 repete-se o mesmo procedimento para um gobelé comsolução tampão de pH = 7) onde foi introduzido o elétrodo nos gobelés e registado os valores do pH das soluções.
O segundo método utilizado foi o papel indicador de pH, que muda de cor em contato com a solução. Possui uma gama de números (1 ao 11) para cada intensidade de cor (varia entre o vermelho, laranja, amarelo, verde e azul).
Os demais grupos utilizaram os mesmos métodos para...
tracking img