Determinação de ânions

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Código de ética da profissão farmacêutica: uma análise deontológica
CAPÍTULO II
DOS DEVERES
Art. 11 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:
I. Comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infringência aeste Código e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas.
Esse dever deontológico impõe que, ao verificar qualquer situação que se deprenda das regras do conselho acometido por uma pessoa ou um grupo seja denunciada para as autoridades respectivas, e que essa denúncia deve ser feita sem direito de reflexão sobre as necessidades da ação.
II. Dispor seus serviços profissionais àsautoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal.
Pela teoria deonológica o individuo sempre irá se encontrar a serviço da norma, e portanto fins naturais devem ser respeitados a qualquer situção em que o farmacêutico se encontra.
III. Exercer a assistência farmacêutica e fornecerinformações ao usuário dos serviços.
A omissão de informações necessárias sobre medicamentos, e outros serviços cabido ao farmaceutico pode gerar sérios problemas, por isso é necessário que o farmacêutico esteja devidamente habilitado a fornecer as determinadas informações.
IV. Respeitar o direito de decisão do usuário sobre sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se o usuário que,mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento e/ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.
O farmacêutico deve acionar soluções medicamentosas obrigariamente ao paciente quando judicialmente ou medicamente, o indivíduo nao puder responder pela sua saúde mental.
V. Comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às autoridadessanitárias a recusa ou a demissão de cargo, função ou emprego, motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão, da sociedade ou da saúde pública.
Prevê que o conselho deve ficar ciente das transações dos farmacêuticos.
VI. Guardar sigilo de fatos que tenha conhecimento no exercício da profissão,excetuando-se os de dever legal, amparados pela legislação vigente, os quais exijamcomunicação, denúncia ou relato a quem de direito.
Nao levar o conhecimento de métodos aprendidos ao longo da carreira, que somente o farmacêutico saiba instrumentar. Mas o direito jurídico prevalece sobre a distribuição e sigilo dessas informações.
VII. Respeitar a vida humana, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela ou que coloquem em risco sua integridade física oupsíquica.
O respeito pela vida é a base para a profissão farmaceutica, e de qualquer carreira profissional digna, e como fim deontológico na prerrogativa absoluta de Deus, o direito a vida é soberano.
VIII. Assumir, com responsabilidade social, sanitária, política e educativa, sua função na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da Farmácia.
Ao assumir determinadaresponsabilidade profissiona o farmacêutico tem que estar sempre a serviço da norma, isso é, idependentemente de qualquer situção.
IX. Contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção, sobretudo quando, nessa área, desempenhar cargo ou função pública.
Atuar de forma conveniente a fim de beneficiar ações que contribuam para a saúde e a qualidade devida sob forma preventiva é um dever do farmacêutico.

X. Adotar postura científica, perante as práticas terapêuticas alternativas, de modo que o usuário fique bem informado e possa melhor decidir sobre a sua saúde e bem-estar.
O profissional deve utilizar métodos cientificamente testados, e o farmacêutico tem de estar devidamente habilitado a informar e esclarecer quaisquer dúvidas ao...
tracking img