Determinação de água do bacl2 x h2o

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste relatório vamos falar sobre o experimento de “Determinação de água do BaCl2 x H2O”.
Vamos ver sobre a aplicação do método de secagem no ramo industrial como, por exemplo, na indústria metalúrgica quando utilizamos o mesmo para fundição e tempera de metais.
O método em outros ramos da indústria, como na alimentícia, na desidratação de alimentos (frutas, legumes) para que omesmo ganhe vida útil prolongada.










2 OBJETIVOS

Determinar o número de mols de uma substância anidra e de água de cristalização em um composto e usar esta informação para determinar a fórmula empírica do correspondente sal hidratado.

3 REVISÃO DA LITERATURA

3.1 Fundamentos dos componentes hidratados: Um composto hidratado é todo aquele que, na sua constituição,se encontram presentes nas moléculas de água. Os hidratos mais conhecidos são os sólidos cristalinos que perdem parte das suas estruturas fundamentais ao remover a água.
Quando se formam sais, a maior parte das vezes, o sal cristalizado fica combinado com moléculas de água, a que se dá o nome de água cristalizada. Quando uma substância hidratada se coloca num vaso fechado isento de vapor deágua, decompõe-se, originando a respectiva substância anidra e água, até que a pressão do vapor de água atinja um determinado valor, que é característico de cada substância, para a temperatura da experiência – tensão de vapor da substância. A diferença nos valores da tensão de vapor do liquido explicam o diferente comportamento que as substâncias apresentam quando “conservadas” ao ar. Se o valor datensão de vapor da substância for maior do que a pressão parcial de vapor de água no ar, as substâncias perdem água de hidratação. Os cristais hidratados decompõem-se quente com libertação de água. Baseado nessa propriedade é possível calcular o teor de água de cristalização nestes compostos. O mesmo sal anidro pode cristalizar com diferentes números de moléculas de água de cristalização,dependendo das condições que esta se dá. Para determinar a massa molar dos sais hidratados, há que tem em conta que as moléculas de água, fazem parte integrante da sua composição.
3.2 Cloreto de Bário (BaCl2): O cloreto de bário de fórmula química BaCl2 é uma substância muito utilizada no setor de metalurgia em sais de têmpera, com finalidade de aumentar a dureza de ferro-ligas e aços (tratamento térmicode metais).
Ele possui as seguintes características Físico-Químicas:
Estado Físico: pó branco e inodoro
Solubilidade: (0ºC) 31g/100g de água
Peso Molecular: 208,24 para anidro (BaCl2) e 244,27 para o dihidratado (BaCl2.2H2O)
pH: (sol 10%): 7,0 (25ºC)
Massa específica (24 ºC): 3,86g/cm³
Na forma elementar, o bário é altamente tóxico para homens e animais. Todos os compostos de bários quesão solúveis em água ou em ácidos são perigosamente venenosos. Entretanto, compostos insolúveis não são tóxicos e têm aplicações medicinais.

3.3 Fundição e tempera de metais: A têmpera refere-se a um resfriamento brusco. Na química de polímeros e na ciência dos materiais, o processo de têmpera é usado para evitar processos que se dão em temperaturas mais baixas, tais como transformações de fase,disponibilizando apenas uma pequena janela de tempo em que a reação é termodinamicamente favorável e cineticamente acessivel. Por exemplo, pode reduzir a cristalinidade e por consequência aumentar a rigidez de ligas e plásticos (produzidos através de polimerização).
Em metalurgia, é mais frequentemente usado no endurecimento de aço ao introduzir martensita, submetendo o aço a um arrefecimentobrusco e obrigando-o a passar pelo seu ponto eutetóide, a temperatura onde a austenita se encontra instável. Em ligas de aço com outros metais, tais como o níquel e o manganês, a temperatura eutectóide torna-se mais baixa, mas as barreiras cinéticas à transformação de fase são iguais. Isto permite que o processo de têmpera comece a uma temperatura mais baixa, tornando o processo mais fácil. O aço...
tracking img