Detergentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Detergentes
Os detergentes possuem uma característica básica e são substâncias anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido. Assim é possível fazer com que a gordura da sujeira seja removida da superfície onde estádepositada. A espuma produzida mantém a sujeira em suspensão e evita que ela volte para a superfície.
A palavra detergente procede do latim detergere, que significa limpar. Os detergentes são compostos por moléculas orgânicas de alto peso molecular, geralmente sais de ácidos sulfônicos. O detergente mais comum é o sal para - Dodecil-benzeno-sulfonato de sódio, que se origina através da reação de sodacom ácido sulfônico.
O primeiro detergente foi fabricado na Alemanha em 1907. Consistia numa mistura de sabão tradicional com perborato e silicato sódicos. Ficou conhecido por PERSIL, que são as três primeiras letras dos produtos da mistura.

Classificação dos Detergentes
Os detergentes são classificados em: Agentes Alcalinos, Agentes Ácidos, Agentes Tensoativos (subdividido em:Aniônicos, Catiônicos, Não-iônicos, Anfóteros) e Agentes Seqüestrantes e Quelantes.

Agentes Alcalinos
São eficazes na remoção de materiais orgânicos, incluindo proteínas e lipídeos, porém não são adequadas para remoção de resíduos minerais (por exemplo, “pedra de leite”).
São divididos em fortes e suaves.
Os álcalis fortes têm efeito corrosivo sobre vidro, alumínio, zinco,estanho, e são extremamente perigosos para manipulação. Em geral, eles têm poder dissolvente elevado e são relativamente bons dispersantes. Os detergentes alcalinos têm propriedades de umectação e de enxaguadura baixas.
São álcalis fortes: hidróxido de sódio e metassililicato de sódio
Os álcalis suaves são usados como fonte de oxigênio para remoção de resíduos orgânicos. Com exceção dospolifosfatos, podem reagir com cálcio e/ou magnésio, formando depósitos. Os polifosfatos apresentam boa propriedade de condicionamento de água, e são freqüentemente adicionados com este propósito. Os álcalis suaves são adequados para limpeza manual por
serem menos perigosos, porém não são tão efetivos quanto os compostos alcalinos fortes.
São considerados álcalis suaves: carbonato de sódio ebicarbonato de sódio.

Agentes Ácidos
Os agentes de limpeza ácidos removem os materiais que estão secos ou incrustados nas superfícies e dissolvem os minerais. São produtos especialmente eficazes na remoção dos depósitos minerais formados pelos agentes de limpeza alcalinos. Quando a água é aquecida a temperaturas superiores a 80ºC, alguns dos minerais depositam-se e aderem às superfíciesmetálicas. Os agentes ácidos dissolvem os minerais dos depósitos de modo a que sejam facilmente removidos.
Os ácidos orgânicos (como o cítrico, o tartárico, o sulfâmico) não corroem superfícies, não irritam a pele e são facilmente removidos com água. Ex.: Ácido Sulfúrico e Ácido Clorídrico.
Os ácidos inorgânicos são excelentes para remover e controlar os depósitos minerais, mas podemser bastante corrosivos para as superfícies e irritantes para a pele. Os agentes ácidos são usados mais para situações muito específicas do que para uso geral. Estes agentes são menos eficazes que os agentes alcalinos na remoção de sujidades causadas por gorduras, óleos e proteínas. Ex.: Ácido Lático, Ácido Cítrico e Ácido Acético
Os detergentes ácidos devem conter em suas formulaçõesagentes tensoativos. Esta formulação apresenta eficiente ação de molhagem e também retarda o crescimento microbiano pela ação residual na superfície.

Agentes Tensoativos
Também chamados de detergentes neutros. Um agente tensoativo é um composto que ao ser adicionado a um meio líquido em baixa concentração, diminui sensivelmente a tensão superficial do meio ao qual ele é introduzido, até a...
tracking img