Detergente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM BOSCO DE UBIRATÃ
MANTENEDORA: FUNDAÇÃO CULTURAL XINGU
Av. Clodoaldo de Oliveira, 1117 – Jardim São Paulo
Fone 04435431607 Ubiratã – Paraná


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


DANIEL PEREIRA DOS REIS






DETERGENTE








Trabalho apresentado como requisito parcial paraaprovação na disciplina de DIREITO II.


Professor: Silvio César Calcinoni




Ubiratã
2012







SUMÁRIO


Introdução __________________________________________________03
A História do Detergente________ _______________________________04
Historia e Análise Marca ALPES___________________________________07
Historia e Análise Marca Limpol(Bombril) ___________________________08
Historia e Análise Marca Ypê _____________________________________10
Historia e Análise Marca Minuano (Grupo Flora)_______________________12
Historia e Análise Marca Facille (Grupo Crivialli)_______________________13
Conclusão __________________________________________________15
Webgrafia __________________________________________________16INTRODUÇÃO


Venho através deste trabalho, apresentar detalhes sobre a história do Detergente mostra desde sua criação ate a evolução dos dias atuais. E principalmente analisar algumas marcas de detergentes e verificar se estão adequadas ao artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor (A oferta e apresentação de produtos ou serviçosdevem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores).



























A História do Detergente


Detergenteou surfactantes, por definição, é todo produto cuja finalidade é "remover sujeira" com eficiência. O sabão foi o primeiro detergente inventado pela humanidade. Há registros históricos de seu uso na Mesopotâmia, há mais de 2000 a.C. Todo sabão é geralmente produzido pelo aquecimento de óleos vegetais e animais, misturados com um álcali (soda cáustica).
Já nos primeiros anos da era cristã,os gauleses ferviam sebo e cinzas para fabricar uma forma primitiva de sabão. Conhecido pelos romanos e fenícios e artigo de luxo na Idade Média, o sabão tornou-se produto de uso generalizado a partir do século XIX. Desde a segunda guerra mundial, a fabricação de sabão a partir de materiais naturais vem diminuindo em benefício do detergente sintético.
Detergentes são substâncias queapresentam a propriedade de baixar a tensão superficial da água, facilitando-lhe a penetração nos tecidos e auxiliando a remover e manter em suspensão as sujeiras. Os sabões e detergentes sintéticos são constituídos de uma longa cadeia hidrocarbônica, que em média contém de 12 a20 átomos de carbono, sendo, portanto hidrofóbica ou lipofílica (solúvel em óleos e gorduras), acompanhada de uma extremidadepolar (hidrofílica).
As principais características do uso de detergentes certamente são devidas aos tensoativos, os quais estão relacionados à formação de ambientes organizados, também conhecidos como ambientes micelares (micelas), que auxiliam na remoção de sujidades.
Grande parte da população está familiarizada com o uso dos surfactantes como agentes de limpeza, embora sejafreqüente a sua utilização em processos industriais na preparação de cosméticos, fármacos e produtos alimentícios, além de processos que incluem cromatografia, análise de solos, catálise, etc.
Em 1890, o químico alemão A. Kraft observou que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão. Kraft produziu o primeiro detergente do mundo. Mas a novidade não passou na época de...
tracking img