Detalhamento de interiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETANDO ÁREAS COMERCIAIS – AMBIENTE EMPRESARIAL  A ARQUITETURA É UMA AVENTURA FASCINANTE, É EXPLORAÇÃO. EM TODOS OS SENTIDOS: SOCIAL, CIENTIFICO, HISTÓRICO E EXPRESSIVO... ARQ. RENZO PIANO PROJETAR É APRESENTAR SOLUÇÕES DIFERENCIADAS, É O PRINCIPAL DESAFIO DE NOSSA DISCIPLINA DE PROJETOS NESTE PERIODO.



UTILIZAÇÃO RESIDENCIAL E A UTILIZAÇÃO COMERCIAL DE UM ESPAÇO . CARACTERISTICAS:     RESIDENCIAL: CONTACTO PRÓXIMO ENTRE O DESIGNER E O USUÁRIO; COMERCIAL: MAIS COMPLEXO - USUÁRIOS VARIAM ENTRE TRABALHADORES E VISITANTES ESPORÁDICOS, DEPENDE DA NATUREZA DO NEGÓCIO. O ESPAÇO DE TRABALHO DEVE SER EFICIENTE, AGRADÁVEL E PROMOVER O BEM ESTAR DE SEUS OCUPANTES; TER BOA ILUMINAÇÃO, CONFORTO, VENTILAÇÃO, CORES AGRADÁVEIS E ATUAR POSITIVAMENTE NA MENTE DAS PESSOAS QUE TRABALHAM OUCIRCULAM TER TEXTURAS AGRADÁVEIS E INTERESSANTES, ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS QUE EXPLOREM OS SENTIDOS E AS SENSAÇÕES; CONCEITOS PARA PROJETOS COMERCIAIS REFLETIR A IMAGEM DA EMPRESA; FUNCIONALIDADE (RELACIONAMENTO FUNCIONÁRIOS, SEU PRODUTO E PÚBLICO ALVO); CONFORTO; ATINGIR METAS VISUAIS.

1   

O PUBLICO CONSUMIDOR, CONSIDERAÇÕES:        CONVENIÊNCIA; ATENDIMENTO; A IMAGEMRELACIONADA AO PRODUTO; A QUALIDADE; A INOVAÇÃO; A ÉTICA DA EMPRESA E GARANTIA; O ACESSO A INFORMAÇÃO REFERENTES AOS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS;



LEVANTE OS EQUIPAMENTOS E O NUMERO DE PESSOAS QUE VÃO TRABALHAR.

UM PROJETO MAL DIRECIONADO PODE DETURPAR A IMAGEM DA EMPRESA E ESPANTAR CONSUMIDORES.

2 - ESPAÇOS COMERCIAIS CONSIDERANDO A QUANTIDADE DE HORAS QUE PASSAMOS EM NOSSO AMBIENTE DETRABALHO, FICA MAIS EVIDENTE AINDA A NECESSIDADE DE PROJETOS FUNCIONAIS E BEM RESOLVIDOS. AOS PROFISSIONAIS DA CRIAÇÃO, CABE IDENTIFICAR UM OBJETIVO GLOBAL DE PROJETO, QUE VÁ ALÉM DA ESTÉTICA, BUSCANDO COERÊNCIA E FUNCIONALIDADE, ONDE A FUNÇÃO DEVE PREVALECER SOBRE OS OBJETIVOS ESTÉTICOS. AS DIFERENTES ETAPAS DO PROJETO: 2.1 - INFORMAÇÕES SOBRE O CLIENTE   CONHECER O CLIENTE E SABER QUAIS SEUSREAIS OBJETIVOS E O QUE PRETENDE ALCANÇAR; QUANTO MAIS ORGANIZADA E MAIOR FOR A EMPRESA, MAIS CLARA SERÁ SUA ESTRUTURA , AJUDANDO A DEFINIR OS PAPÉIS DE CADA UM E A FACILITAR O ALCANCE DOS OBJETIVOS; CONHECER ESSA ESTRUTURA É O PONTO DE PARTIDA; AS MAIORIAS DESSAS INFORMAÇÕES PODEMOS TIRAR DO ORGANOGRAMA DA EMPRESA; AS QUE NÃO TIVEREM, BUSCAR EM ENTREVISTAS E PESQUISA NA EMPRESA;



COMPOSIÇÃOBÁSICA DE UMA EMPRESA – 6 departamentos

1.

2.

3. 4. 5.

6.

EXECUTIVO : DETERMINA A POLITICA DA EMPRESA, A ADMINISTRAÇÃO GERAL, O PLANEJAMENTO FINANCEIRO, ETC. a. ÁREA COM MAIOR IMPACTO VISUAL E ESTÉTICO - PODE SIMBOLIZAR PODER, DINHEIRO E FORÇA NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES. LEGAL: CUIDA DA PROTEÇÃO LEGAL, DA LEGISLAÇÃO, DE TAXAS, PROPRIEDADES, SEGUROS, ETC É DEPARTAMENTO DOS INTERESSESDA EMPRESA TANTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO COMO NAS DE COMPRA E VENDA DE PRODUTOS E BENS. FINANCEIRO: CUIDA BASICAMENTE DA CONTABILIDADE DA EMPRESA. OPERACIONAL : CUIDA DAS TAREFAS RELACIONADAS À PRODUÇÃO DE BENS OU DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA EMPRESA . MARKETING : TUDO QUE SE RELACIONA A DIVULGAÇÃO, CAMPANHAS E TÁTICAS DE VENDA. É DESENVOLVIDO NESSE DEPARTAMENTO (TERCEIRIZADO EM GRANDES EMPRESAS,OU FEITO PELO PROPRIETÁRIO OU GERENTE, NAS MICROEMPRESAS ). ADMINISTRATIVO: É ESSE DEPARTAMENTO QUE FORNECERÁ SERVIÇOS AOS DEMAIS: A MANUTENÇÃO DA EMPRESA, A RECEPÇÃO, O ALMOXARIFADO, AS FOTOCOPIADORAS, O TREINAMENTO DO PESSOAL , ETC .

2.2 DEFINIÇÃO DOS CLIENTES   A QUE PÚBLICO SE DESTINA O PROJETO? O QUE NECESSITA E O QUE BUSCA ENCONTRAR? AS DIFERENTES ZONAS E SETORES TÊM NECESSIDADESDISTINTAS QTO À DISTRIBUIÇÃO, CIRCULAÇÃO, PEÇAS DE MOBILIÁRIO, MATERIAIS, ILUMINAÇÃO, ETC, CABENDO AO ARQUITETO IDENTIFICAR AS CARACTERISTICAS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM CADA UMA INDIVIDUALMENTE. SER FUNCIONAL É IMPRESCINDÍVEL. É NECESSÁRIO E VITAL LEVANTAR AS ATIVIDADES EM CADA SETOR DA EMPRESA, AS NECESSIDADES, E OS EQUIPAMENTOS E OS DETALHES DE CADA UM.



2.3 DEFINIÇÃO DO LOCAL ONDE SE...
tracking img