Desvios na coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desvios na coluna vertebral
A coluna vertebral do adulto possui 4 curvaturas: cervical, torácica, lombar e sacral. As curvaturas torácica e sacral são denominadas cifoses e as curvaturas cervical elombar são denominadas lordoses. Essas curvaturas são normais no indivíduo adulto sendo que o feto possui apenas uma curvatura em forma de C durante a vida fetal, essa curvatura é denominada primáriae se desenvolve para formar as curvaturas secundárias durante a infância. Porém podem ocorrer desvios nas curvaturas da coluna vertebral que são considerados anormais devido a posturas incorretas(quer seja em casa, no automóvel ou no local de trabalho), carregar muito peso ou transportar objetos pesados apenas de um lado do corpo. Por se tratar de distúrbios no crescimento, os desvios surgemprincipalmente na infância ou adolescência.
Esses desvios quando exacerbados podem ser prejudiciais à saúde e ao bem estar do indivíduo, ocasionando dores nas costas.

Desvios da coluna vertebral.Disponível em: http://saudecomfisio.blogspot.com.br/2011/05/desvios-posturais-da-coluna-vertebral.html. Acesso em 13/09/2012

Hipercifose
É um aumento anormal da curvatura torácica onde a coluna securva posteriormente. O indivíduo com hipercifose possui um arqueamento das costas, que surge gradativamente, com ou sem dor, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. A hipercifose torna osmúsculos da região torácica fortes e curtos, o que ocasiona o surgimento da corcunda.

Cifose. Disponível em: http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Cifose&lang=3. Acesso em:12/09/2012
Apesar de ser provocada, na maioria dos casos, pela adoção de posturas incorrectas, também pode se tratar de uma deformação orgânica provocada por uma alteração anatómica das vértebras devido adiversos processos, tais como fraturas, tumores, esmagamentos vertebrais favorecidos pela osteoporose ou raquitismo, infecções (tuberculose), espondilite anquilosante, etc.
A hipercifose pode ser...
tracking img